Concerto 'Música de Câmara' na Sé Catedral

2024/06/01
O ciclo de Concertos no Património organizados pela Associação de Municípios do Douro Superior, regressa ao nosso concelho, no próximo dia 1 de junho às 21h30, para o Concerto "Música de Câmara" que levará Vivaldi e Boccherini até à Sé Catedral de Miranda do Douro.
Sinopse:
Gloria, RV 589, uma das obras mais populares de Antonio Vivaldi, foi composta em Veneza por volta de 1715, para o Ospedale della Pietà, um coro exclusivamente feminino que levava uma vida enclausurada na Roma do século XVIII.
É um hino de louvor e adoração, onde Vivaldi apresenta o tradicional Gloria da Missa Latina em 12 secções variadas, semelhantes a cantatas.
A música não tem apenas um considerável mérito artístico e espiritual, mas um design atraente, com uma generosa proporção de coros de quatro partes, intercalados com solos soprano e contralto. A natureza maravilhosamente ensolarada do Gloria, com as suas melodias e ritmos distintos, é característica de toda a música de Vivaldi, conferindo-lhe um apelo imediato e universal.
Quinteto de Cordas da Ópera na Academia e na Cidade:
Sérgio Cunha, Guitarra
Inês Pinho, Soprano Filipa Teixeira, Soprano
Maria João Ribeiro, Mezzo-Soprano Ana Santos, Mezzo-Soprano
José Ferreira Lobo, Direção Musical
Pode descarregar a brochura do concerto aqui

Data: 1 de junho
Local: Sé Catedral de Miranda do Douro
Pago/Gratuito: Gratuito
Público alvo: Público em geral
Organização: Câmara Municipal de Miranda do Douro | Associação de Municípios do Douro Superior