Tendo em vista o reconhecimento, promoção e preservação dos recursos micológicos da região, a Câmara Municipal de Miranda do Douro, em colaboração com a CoraNE - Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina e a Xixorra – Associação Micológica da Terra Fria, dinamizaram no dia 19 de novembro, as VIII jornadas Micológicas que, contemplaram a realização de passeio micológico, com 120 participantes, distribuídos por dois itinerários diferentes, seguido de almoço convívio, workshop de produção de cogumelos em tronco e sessão de identificação das espécies recoletadas.
As condições climatéricas, das últimas semanas, foram favoráveis para a frutificação dos cogumelos silvestres, tendo-se recoletado mais de 100 espécies diferentes, entre as quais espécies emblemáticas como Hericium erinaceus, Boletus impolistus, Rhodotus palmatos, Gymnopilus suberis e Auricularia auricula-judae, o que demonstra a elevada biodiversidade micológica patente nas imediações de S. Pedro da Silva e Granja, sendo eminente a necessidade de valorização dos habitats percorridos como áreas de elevado valor micológico.
Agradecemos o interesse de todos os participantes, o empenho dos técnicos convidados e o apoio logístico concedido pela União de Freguesias de Silva e Águas Vivas. “Educar para Preservar” é uma meta com diferentes protagonistas que devem reunir esforços conjuntos, criando sinergias por forma a dinamizar ações estruturantes que aportem valor acrescentado, contribuindo para a dinamização das áreas rurais, sustentada na sustentabilidade ambiental, social e económica da região.