Requalificação do Posto Zootécnico de Malhadas uma realidade
Recordo que a Câmara de Miranda do Douro avançou com um processo de “reversão de propriedade” do Posto Zootécnico de Malhadas (PZM) junto da Direção Geral do Tesouro, após o abandono da unidade por parte do mistério da Agricultura, depois de assinada a escritura em favor da autarquia, é o momento de requalificar e dinamizar o espaço.
Para já existem vários parceiros envolvidos no projeto, para além da autarquia, a Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa, Associação de Criadores de Ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa, CAP, Cooperativa Agrícola de Palaçoulo e as duas Instituições de Ensino Superior, a Universidade de Trás- os – Montes e Alto Douro (UTAD) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB).
Esta parceria vai desde a conceção ao desenvolvimento e ao apoio a projetos nas suas vertentes científica e técnica, bem como a trabalhos de consultoria para apoio à tomada de decisão. Concretamente implementação de estratégias de desenvolvimento do território e das suas potencialidades, designadamente ligadas ao setor agrário, nas seguintes temáticas:
a) Apoio à definição e implementação de um plano de melhoramento animal das raças autóctones;
b) Apoio ao desenvolvimento da produção animal com a implementação de um centro de genética (recolha de sémen, Inseminação artificial e outras ações);
c) Apoio ao desenvolvimento e valorização do Mel e produtos silvestres;
d) Apoio à Certificação de produtos locais;
e) Apoio ao empreendedorismo;
f) Apoio na elaboração de candidaturas a projetos financiados para prossecução dos objetivos;
f) Oferta de estágios em áreas consideradas necessárias com vista à resolução de problemas.
Lembro , que a unidade zootécnica foi criada em 1913 e está instalada numa área com cerca de 50 hectares, dotada de estábulos, uma unidade logística constituída por dois edifícios, posto de recolha e análise de sémen, áreas de pastagem entre outros equipamentos, em Malhadas.
O PZM esteve sob a tutela do Ministério da Agricultura até 1993, tendo passado para a gestão de duas associações de produtores pecuários da região, que se mantinham até hoje.
Miranda do Douro é um concelho riquíssimo em património zootécnico, que constitui um fator socioeconómico muito importante, com destaque para as raças autóctones bovina mirandesa; ovina churra galega mirandesa; raça Asinina de Miranda e também com incremento na produção de suínos de raça bisara.
Importante referir que além do património associado ao Posto Zootécnico, também o Centro de Formação de Malhadas, passou para propriedade do Município, devolvendo assim aos mirandeses, um património valioso que se encontrava sob pertença do Estado.