💡 Poupe na eletricidade com a primeira compra coletiva de energia em Portugal
2022/01/31
Nos tempos de crise que correm, é cada vez mais frequente as famílias reverem as formas que têm de poupar nos gastos em casa. A própria pandemia, devido ao facto de fazer com que todos passem mais tempo em casa, levou ao aumento da preocupação em reduzir gastos e acima de tudo de poupar dinheiro.
É praticamente impossível viver sem os serviços essenciais como água, internet, gás e principalmente eletricidade. Esta última por vezes é uma grande dor de cabeça para a maioria das famílias.
O mercado de energia elétrica atualmente oferece uma grande variedade de empresas, serviços, preços e descontos para que o consumidor seja livre de escolher aquela que melhor satisfaça as suas necessidades. Mas será que chega?
De maneira a ajudar todos os consumidores a pouparem nas suas faturas de energia, a Selectra, juntamente com a RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente, lançaram em Portugal a primeira compra coletiva de energia.
Em que consiste esta compra coletiva de energia?
Estará a disposição, no site da Selectra, uma plataforma onde todos os consumidores de energia de qualquer empresa de energia, podem submeter o seu pedido de participação colocando todos os dados referentes ao contrato de energia atual. Todos podem participar e contratar luz, gás ou ambos os serviços (serviço dual).
Após a receção dos pedidos de participação, a Selectra irá contactar com as empresas de energia participantes na compra coletiva de modo a negociar as tarifas de energia. Neste caso, o cliente não terá de fazer qualquer tipo de procedimento, já que é a Selectra a intermediária nesta operação de negociação.
Ao preencher o formulário apresentado, o cliente fica automaticamente inscrito, sendo que não tem qualquer tipo de obrigatoriedade em nenhuma das fases da compra coletiva. A participação na compra coletiva não apresenta nenhum tipo de custo nem fidelização para nenhum cliente.
O objetivo é que se assista a um número cada vez maior de participantes para junto das empresas de energia em Portugal se consiga negociar o preço da eletricidade e gás natural.
A poupança de energia começa em casa
No fundo, poupar energia numa casa é muito fácil, mas a chave está na perseverança e para isso é importante implementarmos novos hábitos. Isto significa que deve começar a fazê-los agora e para sempre, para que a poupança seja realmente perceptível.
Para que não se torne tão difícil, pode começar com hábitos simples. Estes são os pontos básicos e muito simples para começar a poupar:
1. Aproveite a luz natural até o último minuto. É uma das formas de poupar energia ao mesmo tempo que usufrui dos benefícios da natureza.
2. Apague as luzes quando não forem utilizadas ou quando sair de casa (independentemente do facto de serem lâmpadas de baixo consumo). Tudo conta, e portanto o melhor é evitar o mínimo de desperdício.
3. Tape as panelas e as frigideiras ao cozinhar. Embora poucos acreditem, grande parte do calor gerado durante o processo de cozimento escapa se a panela não estiver tapada. Saiba ainda que também pode aproveitar o calor residual do forno.
4. Desligue todos os aparelhos não utilizados. É muito comum deixar dispositivos ligados à ficha elétrica, mesmo quando não estão a ser utilizados, mas mesmo assim isso gasta eletricidade. Essa prática é usar de forma correta os eletrodomésticos que, além de prolongar sua vida útil, vai permitir poupar energia elétrica.
5. Um aspecto muito importante esrá relacionado com os eletrodomésticos em casa. A maioria deles podem ser muito antigos, e por isso pouco eficientes em termos energéticos. O ideial é que invista em eletrodomesticos de elevada eficiencia energética. Este tipo de eletrodomésticos são identificados com a classe energética A. Podem ser mais caros, mas a curto prazo vai reduzir a conta da energia.
Por último, podemos também indicar outra dica: manter a temperatura adequada em casa. É um hábito um tanto complicado, mas não impossível, podendo assim, abrir as janelas para melhorar a circulação do ar é uma das melhores formas.