Passagem por Miranda do Douro marcou a última etapa da 24ª edição do “Portugal Lés-a-Lés”
2022/06/13
O genuíno espírito reencontrado numa pequena aldeia transmontana marcou o final do Portugal Lés-a-Lés 2022.
A passagem do “Portugal Lés-a-Lés” pelo concelho de Miranda do Douro, marcou a última etapa desta 24ª edição, onde os cerca de 2400 participantes precisaram esperar pelos últimos dos 1216 quilómetros do percurso para viver um momento do mais genuíno espírito do evento que a Federação de Motociclismo de Portugal organiza desde 1999.
"Gigantesca surpresa que transformou a pequena aldeia de Freixiosa, do concelho de Miranda do Douro, no verdadeiro epicentro do universo motociclístico. (...)
Já os mais conhecidos Pauliteiros de Miranda estavam em força na aldeia da Freixiosa, onde teve lugar uma das mais espetaculares demonstrações de dinamismo e carinho regional de que há memória em mais de duas décadas de Lés-a-Lés. Depois de, na véspera, os Conquistadores de Guimarães terem feito ‘estragos’ em Penha Garcia, ‘voltaram à carga’ com cerca de meia centena de figurantes na mais pequena aldeia da Freguesia de Vila Chã de Braciosa. (...)
“O desafio lançado pela presidente da autarquia de Miranda do Douro foi levado muito a sério, motivando toda a população e artesãos de Freixiosa e Fonte da Aldeia, num evento que será, seguramente, recordado por muitos anos”. Isto é, afinal, a essência do Portugal de Lés-a-Lés, criado em 1999 por força do entusiasmo de cinco motos clubes (Porto, Estarreja, Mototurismo do Centro, Motards do Ocidente e Lisboa). Descobrir a essência de Portugal, as suas paisagens e gentes, as suas estradas e artesanato, como as navalhas de Palaçoulo, as gaitas de foles e castanholas, as peças criadas a partir do burel."
Por FMP Press - 13 Junho, 2022 (Pode ler este artigo na íntegra aqui)
Recordamos que este evento é promovido pela Comissão de Mototurismo da Federação Portuguesa de Motociclismo de Portugal e contou com o apoio do Município de Miranda do Douro.