Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

Melhor do que Achar é Ligar SNS 24

2024/11/28
A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, responsável pelo centro de contacto do SNS 24, está a promover a reativação da campanha de comunicação “Falsas Urgências”, com o objetivo de sensibilizar a população para a utilização responsável dos serviços de saúde.
Sobre a Campanha
Lançada no final de 2023 e prolongada até aos primeiros meses de 2024, a campanha foi criada sob o mote “Melhor do que Achar é Ligar SNS 24”. Esta iniciativa destacou-se pela sua eficácia na redução de deslocações desnecessárias às urgências hospitalares, permitindo que os serviços fossem priorizados para casos realmente críticos.
Agora, com o aproximar do inverno e o aumento esperado de sintomas associados a doenças não emergentes, a campanha será reativada para reforçar a mensagem de que o SNS 24 é a primeira linha de apoio em situações não emergentes.
Objetivo da Campanha
O principal objetivo é incentivar os cidadãos a ligarem para o número 808 24 24 24 quando apresentarem sintomas de saúde que não exijam deslocações imediatas às urgências. O serviço SNS 24 oferece:
  • Aconselhamento médico;
  • Encaminhamento adequado para o nível de cuidados necessário;
  • Uma resposta rápida e eficiente que evita sobrecarregar os serviços de urgência hospitalares.
“Melhor do que Achar é Ligar SNS 24”
Em vez de "achar" que sabe a gravidade da situação, a recomendação é ligar para o SNS 24 para o número 808 24 24 24 e receber uma orientação profissional, contribuindo assim para uma utilização mais eficiente dos recursos do Serviço Nacional de Saúde.