Tendo em vista, sensibilizar os participantes para a importância dos macrofungos nos ecossistemas e elucidar sobre as principais características e particularidades relativas à sua identificação, a Câmara Municipal de Miranda do Douro, em colaboração com a CoraNE - Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina e a Xixorra – Associação Micológica da Terra Fria, dinamizaram no dia 12 de novembro, as IX jornadas Micológicas, que contemplaram a realização de passeio micológico, com 134 participantes, distribuídos por dois itinerários diferentes, seguido de almoço convívio e workshop de identificação e ecologia das espécies recoletadas.
A elevada humidade no solo e a ligeira subida da temperatura, promoveu a frutificação dos cogumelos silvestres, tendo-se recoletado mais de 130 espécies diferentes, entre as quais espécies representativas como: Lepista nuda; Pleurotus ostreatus; Clitocybe odora; Suillos luteos; Boletus edulis; Russula torulosa; Leccinellum lepidum; Sarcodon imbricatus; Cortinarius purpureus; Hygrophorus persoonii ou Trametes versicolor. o que demonstra a elevada biodiversidade micológica patente nas imediações da localidade de Constantim, sendo eminente a necessidade de valorização dos habitats percorridos como áreas de elevado valor micológico e a promoção da exploração sustentável, de acordo com boas práticas ambientais.
Agradecemos o interesse de todos os participantes, o empenho dos técnicos convidados, em especial do Micólogo Juan António Sanchez e o apoio logístico concedido pela União de Freguesias de Constantim e Cicouro e pela Associação de Caça e Pesca da Freguesia de Constantim.
Contribuir para a preservação da biodiversidade macrofúngica da Terra de Miranda é responsabilidade compartilhada por todos. Cada um de nós pode fazer a diferença por meio de boas práticas de recoleção e atitudes responsáveis de maneio dos ecossistemas.