Grupo de Trabalho constituído pelo Despacho n.º 1294/2024 apresenta Relatório Final para a Promoção da Língua Mirandesa

2024/09/20
O Grupo de Trabalho para a Promoção da Língua Mirandesa, constituído pelo Despacho n.º 1294/2024, apresentou hoje o seu relatório final, que delineia uma estratégia de proteção e promoção da língua mirandesa, a vigorar entre 2024 e 2028. O relatório destaca a proposta de criação de uma Estrutura de Missão, responsável pela implementação desta estratégia, e aponta recomendações específicas para assegurar a preservação eficaz desta herança cultural única.
Neste relatório hoje apresentado, a Estratégia de Promoção e Proteção da Língua Mirandesa está alicerçada em quatro grandes objetivos estratégicos, sendo eles, a Criação de uma Estrutura de Missão, a Garantia de Recursos para a Preservação da Língua, o Aumento do Número de Falantes e Transmissão Intergeracional e por último, mas não menos importante, o Aumento da Visibilidade e Valorização da Língua.
A proposta sublinha a necessidade de articulação entre diferentes áreas governativas para assegurar uma implementação eficaz das medidas. O Grupo de Trabalho, liderado por representantes de várias instituições, conclui que a criação desta estrutura é crucial para a preservação e revitalização do mirandês, uma língua com um valor cultural inestimável para o património de Portugal.
O relatório foi unanimemente aprovado por representantes de várias entidades, entre elas o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais, o Património Cultural, I.P., a Direção-Geral da Educação, o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., o Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, a Autarquia de Miranda do Douro e a Associaçon de la Lhéngua i Cultura Mirandesa.