Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

Encontro anual de trabalho da língua mirandesa

2016/06/02

O presidente da Câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes, assinalou hoje que os idiomas mirandês e asturiano são um "chapéu" para a cooperação cultural e económica das duas zonas ibéricas.

"Por de baixo deste chapéu que é a língua mirandesa e a asturiana, há uma série de iniciativas culturais e económicas que serão devolvidas ao nível bilateral", indicou o autarca em declarações à agência Lusa a propósito das Jornadas de "Língua e Cultura Mirandesa - Amadeu Ferreira", que decorrem ente os dias 17 e 19, em Miranda do Douro.

As jornadas são uma iniciativa do município de Miranda do Douro e da Associação de Língua e Cultura Mirandesa (ACLM). Contam com a colaboração da Associação da Língua Asturiana, com sede na cidade espanhola de Oviedo, entidade com a qual a ACLM estabeleceu um protocolo de colaboração, no âmbito da investigação linguística, já que os dois idiomas têm aspetos comuns.

Existente há um ano, esta parceria abriu igualmente as portas ao intercâmbio de alunos e professores, à feitura de publicações conjuntas e a outras medidas de desenvolvimento e defesa das "línguas irmãs".

O mirandês é uma língua da família das línguas asturo-leonesas, que sobreviveu até aos nossos dias nas aldeias do concelho de Miranda do Douro. Atualmente será falada por cerca de oito mil pessoas.

Também durante as jornadas será prestada uma homenagem a Amadeu Ferreira e a todo o trabalho desenvolvido pelo linguista, estudioso e escritor de língua mirandesa.
Lusa

"Pretende-se que seja um encontro anual de trabalho e desenvolvimento da língua mirandesa, dedicado a homenagear Amadeu Ferreira, recentemente desaparecido, e o maior defensor e divulgador da Lhéngua (língua, na expressão mirandesa) neste começo de século", destacou o autarca de Miranda do Douro.

Do trabalho de Amadeu Ferreira e dos seus heterónimos destaca-se a tradução para língua mirandesa de "Os Lusíadas", de Luís de Camões, "A Mensagem" de Fernando Pessoa, três edições das aventuras do herói gaulês Astérix e dos quatro Evangelhos da Bíblia.

A par das Jornadas de Língua e Cultura Mirandesa - Amadeu Ferreira, realiza-se no Largo D. João III, o I Mercado Astur-Luso, que conta com a participação de 12 expositores de produtos transmontanos e asturianos.

Miranda do Douro prepara, já, as II Jornadas de Língua e Cultura Mirandesa “Amadeu Ferreira, de 17 a 19 de junho, tendo como tema central a conexão com as Astúria. Esta é uma iniciativa do Município de Miranda do Douro e da Associação de Língua e Cultura Mirandesa, a acontecer no Largo D. João III, Câmara Municipal e Casa da Língua Mirandesa.

Pretende-se que seja um encontro anual de trabalho e desenvolvimento da Língua Mirandesa, dedicado a homenagear Amadeu Ferreira, ilustre mirandês recentemente desaparecido, e o maior defensor e divulgador da “Lhéngua” neste começo de século, cuja face mais visível serão as traduções dos Lusíadas, da Mensagem e de dois volumes de Asterix para língua mirandesa.

Para além disso, recordo que o ano passado foi assinado um protocolo entre a Câmara Municipal de Miranda do Douro, a Associaçon de la Lhéngua i Cultura Mirandesa e a Academia de la Llingua Asturiana, com sede em Oviedo, nas Astúrias, que abriu as portas ao intercâmbio de alunos e professores, publicações conjuntas e outras medidas de desenvolvimento e defesa das línguas irmãs em ambos os lados da fronteira .

Serão vários os momentos importantes durantes estes três dias, desde palestras, apresentação Revista “Studos de Lhengua i Cultura”, encontro de escritores asturianos e mirandeses, etc.

Como é sabido, o mirandês é uma língua da família das línguas asturleonesas, que sobreviveu até aos nossos dias nas aldeias do concelho de Miranda do Douro. Atualmente será falada por cerca de 7 000 pessoas.

Mercado Astur-Mirandês

A par das Jornadas de Língua e Cultura Mirandesa “Amadeu Ferreira”, realiza-se no Largo D. João III, o I Mercado Astur-Luso, que conta com a participação de 12 expositores de produtos tradicionais mirandeses e Asturianos.

Para além disso, a animação vai ser uma constante.

Programa

17 Junho 2016

Inauguração do Mercado Astur-Mirandês

21h00 Largo D. João III

Animação de Pauliteiros/Los Yerbatos (Bimenes)

Sessão solene de abertura das Jornadas de Língua e Cultura Mirandesa

21h30 Casa da Lhéngua

Discurso de Abertura: Dr. Artur Nunes

Discurso: ALCM – A conexão com as Astúrias como tema central das II Jornadas.

18 Junho 2016

Celebração da Geminação com Bimenes (Astúrias)

10h00 Salão Nobre da Câmara Municipal de Miranda do Douro

Dr. Artur Nunes

D. Aitor García Corte (Alcaide de Bimenes)

Jornadas de Língua e Cultura Mirandesa “Amadeu Ferreira”

11h00/11h30: Exibição de vídeoL’asturianu, una llingua milenaria

Ana Maria Cano González: L’orixe de la llingua. Los primeros testos.

Xosé Lluis García Arias: L’asturianu na dómina medieval.

Xosé Ramón Iglesias Cuevas: La lliteratura moderna n’asturianu.

Marta Mori d’Arriba: La importancia simbólica de Xovellanos y les primeres antoloxíes.

Xosé Antón González Riaño: La recuperación llingüística del asturianu dempués de la dictadura (Conceyu Bable y ALLA). La vindicación de la oficialidá.

Artur Nunes: Les posibilidaes de futuru, collaboración ente Asturies y Miranda.

Painel 1 – Moderador: Carlos Ferreira

11h30/12h00 – Xosé Lluis García Arias: Falemos del Dominiu Llingüísticu Ástur.

12h00/12h30 – Alberto Álvarez Peña: Mitoloxía Asturiana.

12h30 Apresentação da Revista “Studos de Lhengua i Cultura”

13h00 Almoço

Painel 2 – Moderador: Alfredo Cameirão

14h30/15h00 – Alberto Gómez Bautista: A fronteira luso-espanhola do ponto de vista

linguístico.

15h00/15h30 – José Pedro Ferreira: Tecnologias de fala para a língua mirandesa.

15h30 Intervalo

Painel 3 – Moderador: Mário Correia

16h00/16h30 – Carlos Suari: Xuegu y deporte tradicional n’Asturies.

16h30/17h00 – Pedro Pangua: L'oficiu de gaiteru n'Asturies.

18h00 Convívio Intercultural no Mercado Astur-Mirandês
Largo D. João III/Casa da Lhéngua

20h00 Jantar

21h30 Noite Cultural Astur-Mirandesa

Auditório Municipal

Programa a definir: Pauliteiros e Los Yerbatos

24h00 Encerramento do Mercado Astur-Mirandês

19 Junho 2016

Abertura do Mercado Astur-Mirandês

10h00 Largo D. João III

Animação com Los Yerbatos

Animação com gaiteiros e pauliteiros mirandeses

Encontro com Escritores Asturianos

11h00 Casa da Lhengua

Animador da tertúlia: Alfredo Cameirão

Marta Mori: Poesia

Xuan Bello: Narrativa

Antón Caamaño: Teatru

Ignaciu Llope: Ensayu

13h00 Almoço de despedida

16h00 Encerramento do Mercado Astur Mirandês

 

http://www.diariodetrasosmontes.com/noticia/encontro-anual-de-trabalho-da-lingua-mirandesa