CRUZANDO LA RAYA, SABORES DA FRONTEIRA APRESENTARAM-SE HOJE EM MIRANDA DO DOURO

2024/11/08
Miranda do Douro acolheu hoje a apresentação oficial das jornadas gastronómicas Cruzando la Raya, Sabores da Fronteira, um evento que celebra a riqueza cultural e culinária da mais antiga fronteira da Europa. Este projeto resulta de uma colaboração entre autarquias e entidades turísticas de Castela e Leão, e das regiões Norte e Centro de Portugal, com o objetivo de destacar a fusão de sabores e tradições que unem estes territórios há mais de 800 anos.
A cerimónia decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a apresentação de Carlos Ferreira, do Departamento Operacional do Turismo do Porto e Norte. As intervenções incluíram a Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, o Vice-Presidente do Turismo do Porto e Norte, Cancela Moura, a Diretora do Departamento de Estratégia e Operação do Turismo do Centro, Sílvia Ribau, e o Diretor Geral de Turismo da Junta de Castela e Leão, Ángel González Pieras.
O evento prosseguiu no Largo D. João III, onde o público foi brindado com Músicas da Raya, encerrando-se a jornada com a atuação dos Pauliteiros de Miranda, grupo da Escola Secundária de Miranda do Douro, que trouxe à cena a tradição vibrante e única desta região.
Sobre o evento:
De 1 de novembro a 9 de dezembro, todos os fins de semana, 40 restaurantes das províncias de Zamora e Salamanca, bem como dos distritos da Guarda e Bragança, vão oferecer menus elaborados a partir de receitas tradicionais da cozinha da Raia. Estes pratos, elaborados com ingredientes autóctones e harmonizados com vinhos de Denominação de Origem Protegida (DOP) Arribas, DOC Douro, DOC Beira Interior e DOC Trás-Os-Montes, permitirão aos visitantes mergulhar na essência da fronteira ibérica. “Atravessar a Raia, Sabores da Fronteira” não é apenas uma proposta gastronómica, mas uma homenagem ao património cultural que simboliza a convivência e mistura destas terras vizinhas.






