O Santuário do Naso, acolheu dezenas de criadores, a nível nacional, que demostraram estar empenhados na preservação do “Burro de Miranda”, durante o Concurso Nacional da Raça Asinina de Miranda, que decorreu, ontem, dia 6 de setembro, com a participação de 85 exímios exemplares, registados no Livro Genealógico, que respeitavam, rigorosamente os padrões da raça.
Tradicionalmente, o dia 6 de setembro era a feira dos burros, destinada à comercialização dos mesmos, inserida na Festa de Nossa Senhora do Naso. Desde há 18 anos que, este evento, adquiriu novo âmbito e dinamismo, com o reconhecimento da Raça Asinina de Miranda como ex- líbris da região, sendo que, atualmente, tem recebido cada vez mais reconhecimento, de norte a sul do país, e além fronteira, graças ao apoio da autarquia e ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela AEPGA, no que respeita ao reconhecimento, valorização e preservação da raça, sendo de destacar o empenho e labor dos criadores.
Neste encontro foram muitos aqueles que vieram pelo convívio e para exibirem, com orgulho, os seus animais, dignos exemplares, que seduziram os olhares de todos os presentes pelo seu carácter dócil, considerado, na atualidade, como animal de estimação, ou mesmo como elemento cultural e tradicional da região.
Agradecemos o dinamismo, dos criadores participantes, o empenho dos elementos do júri, o interesse dos assistentes, a presença da Dr.ª Elsa Machado, diretora de serviços da DGAV Norte, da Engª. Carla Alves, Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte e demais convidados. Graças a todos os presentes, louvamos mais uma vez a honra do “Burro de Miranda”, símbolo identitário do território.