Comemoração do Dia da Floresta Autóctone na EB1 de Miranda do Douro e EB1 de Sendim
2022/11/23
Nos dias 21 e 22 de novembro, no âmbito de uma estratégia de Educação Ambiental, o Município de Miranda do Douro, na figura do Ecocentro Micológico Terra de Miranda e, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, promoveu ações de sensibilização, dirigidas às turmas de 3º e 4º ano, para comemorar o Dia da Floresta Autóctone.
Ao longo destas ações, foram expostas dez espécies de árvores autóctones, tendo sido explicadas as suas principais características, utilidades e algumas curiosidades. Foram também apresentadas diversas espécies de cogumelos, recolhidas durante as Jornadas Micológicas organizadas pelo Município, de forma a consciencializar as crianças para a biodiversidade micológica que frutifica no concelho e necessidade de preservação dos cogumelos silvestres. Foi explicada a biologia dos cogumelos, a sua importância para o equilíbrio dos ecossistemas florestais e as boas práticas na sua recoleção. Para completar a sessão, os alunos visualizaram o filme "Mirko e os cogumelos" e no final da atividade, as turmas receberam o jogo "Loto das Florestas" da Eco-Escolas.
OBJETIVOS DA ATIVIDADE:
-
Sensibilizar para a importância da preservação da floresta nativa portuguesa;
-
Consciencializar para o facto de que as florestas são verdadeiras reservas de biodiversidade, tendo em conta a importância de ver a floresta para além das árvores;
-
Valorizar os cogumelos silvestres como produtos florestais;
-
Reconhecer o contributo dos cogumelos silvestres para o equilíbrio dos ecossistemas florestais;
-
Identificar/diferenciar as principais características associadas à biologia dos cogumelos;
-
Alertar para as boas práticas na colheita de cogumelos silvestres;
-
Sensibilizar para a necessidade de conservação dos diferentes habitats associados aos cogumelos silvestres.