Clássica Douro Internacional contou com largas centenas de participantes que pedalaram pelas mais belas paisagens do Planalto Mirandês
2024/09/23
Cumpriu-se neste domingo, em Miranda de Douro, numa parceria entre a Câmara Municipal e a Cabreira Solutions, a terceira edição da Clássica Douro Internacional com largas centenas de participantes vindos de diversos pontos do país e de mais doze nacionalidades distintas das quais se destaca um forte contingente de cicloturistas da vizinha Espanha, que trouxeram as suas famílias até ao Planalto Mirandês.
Para além da saudação em Mirandês, segunda língua oficial do país, feita pela Presidente da Câmara, Helena Barril, os costumes e tradições foram apresentados em vários momentos da prova desportiva e revividos pelos participantes, que saíram maravilhados com traçado escolhido pela organização. Teceram-se reiterados elogios à paisagem, à organização nos diversos pontos de logística, hospitalidade e acompanhamento dos atletas. Saiu reforçado ainda o sentimento de segurança vivido durante o percurso, uma vez que, que para além dos elementos do staff apeados ou de mota, também a Guarda Nacional Republicana, prestou um serviço de gabarito e pleno de entendimento, o que viria a ser fundamental para o zelo da integridade física dos participantes e, consequentemente, para o enorme sucesso do evento.
Ao longo do percurso subdivido em três distâncias: a Clássica Curta com 69 km, a Clássica Média com 107 km e a Clássica Longa com 134 km; os cicloturistas tiveram a oportunidade de contemplar as peculiares paisagens do Planalto Mirandês.
Todos cicloturistas tiveram ainda a oportunidade de se deliciarem com as iguarias gastronómicas locais. O sentimento generalizado é que se abriu o “apetite” para regressarem nas próximas edições.