Candidaturas abertas do PDR2020 para apoio a jovens agricultores
2020/11/20
O Ministério da Agricultura abriu hoje, dia 20 de novembro, dois avisos do PDR2020 para apoio à instalação de jovens agricultores em territórios de baixa densidade, através de um prémio à primeira instalação e apoio ao respetivo investimento na exploração agrícola. Segundo a ministra da Agricultura, estes apoios “pretendem aumentar a atratividade do sector agrícola aos jovens, fomentar a renovação e o rejuvenescimento das empresas agrícolas e da estrutura produtiva, a inovação, a qualidade e segurança alimentar, gerando riqueza e criando valor em territórios de baixa densidade” Em causa estão apoios de 10 milhões de euros, sendo dois milhões de euros alocados à operação 3.1.1 “Jovens Agricultores”, destinada à atribuição de prémio à instalação, e oito milhões de euros alocados à operação 3.1.2 para “Investimento de jovens agricultores na exploração agrícola”. Sendo que, estas medidas são complementares, e implicam uma candidatura conjunta.
Estas medidas são específicas para jovens agricultores que se instalem pela primeira vez numa exploração agrícola, com idades entre os 18 e os 40 anos, à data da apresentação da candidatura. Outra das condições é a garantia da titularidade e a gestão direta da exploração agrícola por um prazo mínimo de cinco anos. O período para submissão das candidaturas termina no dia 20 de janeiro do próximo ano.
Operação 3.1.1 - Jovens Agricultores | Territórios de Baixa Densidade (11º Anúncio)
Portaria n.º 31/2015 de 12 de fevereiro na sua redação atual
Consulte os territórios de baixa densidade definidos pela CIC Portugal 2020 nas respetivas deliberações: Deliberação n.º 23/2015, de 26 de março, alterada pela Deliberação n.º 55/2015, de 1 de julho, e retificada pela Deliberação n.º 20/2018, de 12 de setembro.