Apresentação do Projeto IBERLOBO_ON_BIKE
2025/01/21
No âmbito da cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha, temos o prazer de anunciar a apresentação oficial do projeto IBERLOBO_ON_BIKE, com um orçamento de 920.992,88€ e duração até dezembro de 2026. Esta iniciativa integra a 4ª Convocatória do programa Interreg POCTEP e tem como principal objetivo desenvolver o cicloturismo sustentável na área fronteiriça dos Municípios de Bragança, Miranda do Douro, Vimioso e da província de Zamora. O projeto ambiciona promover uma nova forma de explorar e desfrutar da região, oferecendo aos cicloturistas de toda a Europa a oportunidade de descobrir o rico património natural, cultural e gastronómico da região.
Este projeto é cofinanciado pelo programa Interreg POCTEP, que apoia a cooperação entre Portugal e Espanha em iniciativas que impulsionam o desenvolvimento económico, social e cultural de ambos os países.
A apresentação, que terá lugar no dia 28 de janeiro, às 11h00, na Casa del Lobo Ibérico - Robledo (Zamora) , contará com a presença de representantes dos vários parceiros do projeto, autoridades locais e regionais, membros da comunidade cicloturística e meios de comunicação.
Objetivos do Projeto IBERLOBO_ON_BIKE:
O projeto IBERLOBO_ON_BIKE nasce com o objetivo de promover o cicloturismo como ferramenta essencial para o desenvolvimento económico e turístico da região transfronteiriça entre Espanha e Portugal. O projeto propõe a criação de uma rede de percursos cicloturísticos, tanto de estrada como de montanha, a ligar vários municípios e locais de elevado valor natural, cultural e histórico, contribuindo assim para a promoção de um turismo sustentável e amigo do ambiente.
Entre os principais objetivos do projeto, destacam-se:
-
Promoção do cicloturismo sustentável: criar uma rota cicloturística transfronteiriça que permita aos visitantes desfrutar da natureza e do património local de forma amiga do ambiente, promovendo um modelo de ecoturismo.
-
Dinamização económica: estimular o desenvolvimento económico local através do cicloturismo, promovendo a criação de novas oportunidades de negócio nos setores do turismo, hotelaria e serviços associados nas zonas rurais de Zamora e do nordeste de Portugal,
-
Promoção da cooperação transfronteiriça: reforçar os laços entre Portugal e Espanha através da criação de projetos comuns, capazes de promover o desenvolvimento turístico e económico das duas regiões.
-
Preservação do meio ambiente: sensibilizar cicloturistas e residentes para a importância de preservar o ambiente natural, através de atividades e campanhas de consciencialização ao longo da rota.
-
Facilidade de acesso para todos: conceber percursos adaptados a ciclistas de diferentes níveis, de principiantes a especialistas, e promover a inclusão de famílias, jovens e adultos nas atividades cicloturísticas.
Parceiros do Projeto
O projeto IBERLOBO_ON_BIKE conta com um sólido consórcio de parceiros que trabalham em estreita colaboração na implementação deste projeto transfronteiriço. Entre os principais parceiros contam-se:
-
A Câmara Municipal de Bragança, líder do projeto.
-
A Câmara Municipal de Miranda do Douro e a Câmara Municipal de Vimioso, que completam a área de cooperação do lado português da fronteira.
-
A Diputación de Zamora desempenha um papel fundamental na coordenação das atividades e na promoção do cicloturismo na província de Zamora.
-
A Câmara de Comercio, Industria y Servicios de Zamora, representante das empresas do território do lado espanhol da fronteira.
-
A Fundación Patrimonio Natural - JCYL, responsável pela gestão dos parques naturais do lado espanhol.