Apresentação da obra 'Constituições Sydonaes do Bispado de Miranda de 1565'
2024/06/06
O Município de Miranda do Douro, a FRAUGA - Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote e o Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, apresentaram no final da tarde de ontem, na Sé Catedral de Miranda do Douro, a obra "Constituições Sydonaes do Bispado de Miranda de 1565".
A cerimónia foi presidida pela Senhora Presidente da Câmara Municipal Helena Barril, tendo a obra sido apresentada pelo Prof. Doutor Luís Amaral, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e contou ainda com a presença dos autores dos estudos, o Prof. Doutor José Meirinhos, a Profª. Doutora Lurdes Fernandes, o Arcebispo Primaz de Braga, D. José Cordeiro e pelo Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida.
As "Constituições Synodaes do Bispado de Miranda", "livro raro" de 1565 do qual apenas existem 14 exemplares, têm agora uma segunda edição, ao fim de quase cinco séculos, após este trabalho de investigação e resgate realizado na Universidade do Porto (UP).
Este livro dá-nos a conhecer todo um conjunto de normas saídas dos Sínodos Diocesanos, como o "regimento da vida cristã". As constituições sinodais, definidas por cada bispado, tinham um impacto extenso na vida quotidiana, com implicações não só religiosas, mas também políticas e civis, acabando por se revelar como "protótipos precursores de uma organização mais articulada da vida em comunidade", antecipando em séculos estruturas legislativas fundamentais do ordenamento do Estado, como destaca o prefácio da nova edição.