Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

Uma boa semana para a Região do Norte

25 Maio 2016

semana que passou foi particularmente feliz para a Região do Norte de Portugal. Os holofotes estiveram voltados para o território por diferentes motivos, todos eles demonstradores de capacidade de mobilização e diferenciação. Não restam dúvidas que somos dos melhores a trabalhar com base em parcerias.

Destaco desde logo o acolhimento de mais uma edição do Rali de Portugal, este ano marcado com uma classificativa em meio urbano. Sem tirar a essência ao rali, que se faz maioritariamente em estradas florestais, tivemos finalmente a cereja no topo do bolo com duas "street stage" na Baixa do Porto. A imagem do Rali de Portugal, que não precisa de montar bancadas em plena Avenida dos Aliados para trazer ao Norte uma enchente de aficionados em corridas de automóveis, saiu certamente valorizada. Pode não ter sido a etapa que decidiu o pódio da prova, mas foi fundamental para posicionar internacionalmente a porta de entrada na Região. Ontem e hoje sempre a favor do Rali no Norte e, já agora, de corridas de automóveis em Vila Real.

O que fica deste evento é não só o significativo retorno financeiro, com forte impacto na receita fiscal bruta do Estado português e nas contas das cidades que colaboraram com a organização, mas também o empenho dos 15 municípios envolvidos e que asseguraram a realização do certame na Região. O compromisso do poder local foi fundamental para a realização do rali pelo segundo ano consecutivo no nosso território, palco mítico do automobilismo nacional.

Com igual motivo de orgulho tivemos também na semana passada a inauguração de dois centros de excelência no Norte de Portugal, que em muito contribuirão para aumentar a competitividade e a internacionalização regionais e nacionais. Falo do consórcio I3S Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, o maior instituto de investigação ibérico na área das ciências da saúde, que teve a honra das presenças do presidente da República e do primeiro-ministro, que não pouparam elogios à qualidade do trabalho aqui desenvolvido.

Na semana particularmente interessante, testemunhámos ainda a inauguração do Regia Douro Park, um Parque de Ciência e Tecnologia diferenciador dos restantes por se dedicar maioritariamente aos setores agroalimentar e agroindustrial, vitivinícola e valorização ambiental. Com uma taxa de ocupação muito elevada, já é certo o contributo desta estrutura para a projeção de novos negócios. Pelo meio arranjei ainda tempo para me deslocar, in situ, a Palaçoulo, Miranda do Douro, a fim de testemunhar o arranque de um investimento de inovação produtiva de uma das melhores empresas de tanoaria do Mundo, que exporta grande parte da sua produção para destinos como os EUA e Austrália, entre outros.

Como sempre os projetos mais importantes são os que estamos a viver. Saibamos perceber isso e a Região será muito melhor a prazo.



 http://www.jn.pt/opiniao/emidio-gomes/interior/uma-boa-semana-para-a-regiao-do-norte-5191771.html#ixzz49hoJeI9v