Transmontano Luís Cangueiro criou Museu de Música Mecânica em Palmela
“Este museu é projecto que considero de excelência do arquitecto Miguel Marcelino que também é transmontano. Pode encontrar-se um acervo que é colecção que tenho que são mais de 600 peças e que estão expostas em três galerias e duas antecâmaras. Há peças do século XVIII e fundamentalmente finais do século XIX e inícios do século XX até aos anos 30. São peças de música mecânica que se ouviam há 200 e há 150 anos podem ser ouvidas pelo público”, refere.
O gosto por essas peças começou muito cedo na vida de Luís Cangueiro.
Desde as mais antigas caixas de música de cilindro de madeira ou de metal às mais recentes e populares grafonolas, Luís Cangueiro coleccionou centenas de instrumentos mecânicos ao longo da vida, que estão agora num museu que é único no país e que foi inaugurada pelo Presidente da República.
“Mostra o reconhecimento do Presidente da República no museu único no país. Ele classificou o museu como musical, tecnológico e sentimental, que são as três palavras-chave que caraterizam este museu”, refere.
Um museu musical, tecnológico e sentimental nasceu em Palmela pela mão do transmontano Luís Cangueiro. Escrito por Brigantia.