Seis tradições transmontana distinguidas com o prémio Programa de Tradições Locais e Regionais da EDP
Apoiar projectos que promovam ou recuperem práticas ancestrais é o objectivo da iniciativa, Para apoiar as tradições locais e a cultura popular a eléctrica criou o programa de 150 mil euros.
Entre os vencedores está a Festa dos Reis de Vale de Salgueiro, no concelho de Mirandela. Os 5000 euros de apoio atribuídos servirão para fazer a recolha de informação da tradição que será editada numa publicação.
A Festa dos Reis ou dos Rapazes é conhecida por ser o dia em que as crianças são autorizadas a fumar.
O presidente da junta de freguesia, Miguel Cunha, pretende, no entanto, dar-lhe outra projecção.
“O objetivo inicial é promover com mais intensidade e com mais dinamismo a festa dos reis de Vale de Salgueiro que está um pouco esquecida, na rotina de sempre e agora queremos lhe dar outra profundidade, outro conhecimento a nível nacional. Como fizemos este ano o festival do cantar dos reis para dar outro impato, juntar a tradição o original e reunir as pessoas para conhecerem a aldeia e os seus costumes.”
Também a iniciativa “L Burro e l Gueiteiro” saiu vencedora neste programa. Miguel Nóvoa, da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino, AEPGA, que organiza o festival que há 12 anos promove a cultura e saberes tradicionais e o burro mirandês, refere que o prémio pode contribuir para a sustentabilidade da iniciativa.
“Os objetivos que estavam neste premio era aquilo que nós organizamos, ou que estamos a tentar promover, criar um festival autossustentável, único, distinto no país e desta forma tendo condições com um apoio quer da EDP, quer dos municípios, quer das juntas de freguesia onde o festival irá decorrer para conseguirmos promover as nossas tradições.”
Das 122 candidaturas apresentadas, referentes a 50 municípios do Norte, Centro e Alentejo, 14 foram selecionadas. De entre as vencedoras seis são do nordeste transmontano.
Na lista das tradições do distrito distinguidas estão também o Ecomuseu Terra Mater e o projecto “Do futuro da música ao futuro da terra”, da Associação Lérias, ambos de Miranda do Douro, os Bombos de Mirandela, e ainda a banda Filarmónica de Carviçais, no concelho de Torre de Moncorvo.