Prazeres e pecados em Miranda do Douro

23 Março 2016

Sabores e gostos apurados, irresistível aspeto e cheiro, deliciosos “pecados”. À mesa do concelho de Miranda do Douro, a escolha costuma ser difícil, os pratos típicos baralham as dietas e obrigam até os mais obstinados a render-se aos prazeres da gula. É o que promete mais uma edição dos Fins de Semana Gastronómicos, entre 25 e 27 de março.

A posta mirandesa, o cordeiro de raça churra galega mirandesa, o fumeiro, a bola doce  e o vinho agreste produzido nas Arribas do Douro são alguns dos produtos que vão marcar presença nesta iniciativa promovida pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal, E.R.

Além da gastronomia, os Fins de Semana Gastronómicos vão promover outras culturas e tradições de Miranda do Douro, assim como a fauna e flora do Parque Natural do Douro Internacional e a inconfundível Lhéngua Mirandesa.

Esta semana a vila transmontana recebe também a esta da Bola Doce e Produtos da Terra, que vai reunir 25 produtores no Largo do Castelo.

A bola doce mirandesa, tradicionalmente ligada à Páscoa, é um doce suculento recheado com açúcar e canela e uma iguaria típica e genuína de Miranda do Douro, já registada como marca nacional.

A Festa da Bola Doce serve também de palco a outros produtos da terra, contribuindo para a promoção e venda de produtos regionais e locais.