PASSEIO PEDESTRE “ROTA DOS CHIBITEIROS” DIA 15 DE FEVEREIRO
30-01-2015| LOCAL.PT
“… Seguindo o itinerário estabelecido, deixamos por momentos a Calçada Mirandesa e cortamos à direita, marcando encontro com os chibiteiros de Torregamones. Regressamos, então, às raízes do que era o viver rural, na sua vertente genuinamente pastoril, onde predominava o gado caprino.
Os chibiteiros são pequenas e singulares construções em pedra, ora em forma arredondada, ora rectangular, destinadas a guardar os recém-nascidos chibitos, enquanto as mães pastavam no campo. A cobertura de umas é feita de giesta (escova) , ou xara (esteva); outras, aparecem com falsa cúpula, com recurso à combinação de pedra e terra, tornando-se evidente, em ambos os casos, que é o resultado de vivências e experiências multiseculares.
Os pequenos cabritos ficavam, assim, protegidos de predadores como as raposas e os lobos, evitando-se, também, que fossem pisados pela cabrada em movimento.
O mundo da pastorícia, nas arribas do Douro, tem aqui preservado, generosamente, o seu testemunho: os currais para as cabras, as choças ou casetas para os pastores, os chibiteiros para as jovens crias. E as actividades afins: ordenhar e fazer queijo. A carne para a alimentação. O estrume, ainda, para as cortinhas e hortas; a pele, enfim, dos animais para os curtumes…”
Venha fazer connosco a Rota dos chibiteiros, no dia 15 de Fevereiro de 2015.