Miranda do Douro promove a Raça Churra Galega Mirandesa

14 Abril 2016

O Mercado de Gado de Malhadas, em Miranda do Douro, recebe no próximo dia 30 de abril o 21º Concurso Nacional do Ovino de Raça Churra Galega Mirandesa, organizado pela autarquia com o objetivo de promover este animal em perigo de extinção.

A iniciativa pretende estimular e orientar os criadores na produção e melhoramento dos ovinos “por contribuírem para a valorização e aproveitamento de recursos forrageiros de regiões desfavorecidas, bem como para a obtenção de carne de elevada qualidade”, refere Sónia Alves, chefe de gabinete do município de Miranda do Douro.

Desde 2009 que a galega mirandesa, originária do planalto mirandês, tem registado uma diminuição do seu efetivo, estando em perigo de extinção. Neste momento existem cerca de 6.500 fêmeas e mais de 170 machos reprodutores, distribuídos por cerca de 60 criadores nos concelhos de Miranda do Douro e Vimioso.

A raça autóctone, de pequeno porte, caracteriza-se pela elevada rusticidade, tendo sido reconhecida em 2012 pela Comissão Europeia como Denominação de Origem Protegida (DOP). A criação destas ovelhas é feita em regime extensivo. Os animais alimentam-se principalmente de cereais, pastos e arbustos da flora natural, tendo em vista a produção de carne. A lã também é usada no fabrico de artesanato.