Miranda do Douro leva Bola Doce Mirandesa a concurso
Este concurso tem como objectivo promover e divulgar a produção e consumo da Bola Doce Mirandesa, preservando os usos e costumes tradicionais. Sendo um doce genuíno e um dos ícones gastronómicos do concelho de Miranda do Douro, a Bola Doce mantém a sua autenticidade ao longo do tempo.
É um bolo doce, maravilhosamente envolvente com sabor intenso a canela. A massa, semelhante à do folar, mas mais fina, é intercalada com camadas de açúcar e canela e o recheio também é feito em camadas. O aspecto exterior da bola doce é característico é único, e internamente, descobre-se uma massa surpreendentemente fofa e de sabor autêntico.
A esta fina doçaria associam-se outros produtos da terra como o pão, fumeiro, licores e vinhos, entre outros. O saber ancestral está garantido em todos os produtos característicos desta altura do ano, como é o folar de carne, confeccionado o com o melhor fumeiro caseiro.
O que não vai também faltar é a animação musical, sempre presente em qualquer festa mirandesa, gaiteiros e pauliteiros, que são, também eles, imagem de marca deste município.
Esta Feira decorre em plena Semana Santa, uma época visitada por muitos espanhóis que tradicionalmente visitam Miranda do Douro, essencialmente para fazer compras. Para além do comércio tradicional, desta feita, os visitantes podem encontrar e comprar os produtos mais genuínos da terra.
http://www.cardapio.pt/gastronomia/22641-miranda-do-douro-leva-bola-doce-mirandesa-a-concurso/