Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

“Memória Activa” ajuda pequenos e graúdos com dificuldades cognitivas

05 Junho 2016

Já está em fase de implementação e visa activar funções cognitivas, aplicando técnicas de treino para a memória, através da estimulação cerebral. É um projecto da autarquia de Miranda do Douro destinado a crianças e jovens, mas também a adultos, com dificuldades cognitivas e chama-se “Memória Activa”.

O presidente da autarquia de Miranda do Douro, Artur Nunes, revela que existem no concelho “algumas crianças e muitos jovens com algumas dificuldades cognitivas e até psicosociais”, acreditando que “através deste projecto inovador se vai ajudar a ultrapassar algumas dificuldades, aplicando técnicas terapêuticas de treino de memória”.

A iniciativa é coordenada pelo Gabinete de Apoio à Família (GAF) e conta com acompanhamento de especialistas na área da intervenção psicosocial. Tem como principal objectivo “evitar a redução das funções cognitivas como a falta de iniciativa e de motivação, défice no desempenho das actividades da vida diária ou da vida prática, perda de memória, perda de autoestima e ainda perda de importantes informações”, enfatiza o autarca.

De forma a criar estímulo na estrutura cerebral “pouco exercitada no dia-a-dia”, a proposta passa “por sensibilizar, consciencializar e introduzir novas práticas para a memória diária e no trabalho, como também exercitar as funções cognitivas de maneira funcional”, explica o Gabinete de Apoio à Família.

A metodologia terapêutica contempla sessões em grupo e individuais e exercícios sobre cada uma das funções específicas, como por exemplo: atenção, concentração, memória, cálculo, linguagem, entre outros, sempre acompanhados por “profissionais credenciados para o efeito”.

http://rr.sapo.pt/noticia/55922/memoria_activa_ajuda_pequenos_e_graudos_com_dificuldades_cognitivas