Mascarados do Nordeste Transmontanos em destaque no Festival da Máscara Ibérica

05 Maio 2016
rranca hoje em Lisboa a XI edição do Festival Internacional de Máscara Ibérica, com a presença de mais de uma dezena de grupos de mascarados do distrito de Bragança.

Durante quatro dias, o Rossio recebe a grande diversidade cultural de rituais com máscara, música, dança, gastronomia e artesanato mais genuínos da Península Ibérica.

O Festival da Máscara, organizado pela Progestur e Câmara Municipal de Lisboa, terá uma vasta programação, da qual o ponto alto será um desfile de sábado, com cerca 500 mascarados de 30 grupos de Portugal, Espanha e também da Sardenha, Itália. E Miranda do Douro estará em destaque no Festival, como frisa o presidente da Progestur, Hélder Ferreira. “Vamos ter uma programação intensa ao longo dos quatro dias, com workshops sobre instrumentos musicais, Gaita-de-foles, danças ou tradições. Vamos ter o dia de Miranda vai ter uma componente de gastronomia, oficinas e workshops com a presença de grupos tradicionais, sexta-feira. No Museu da Marioneta vão acontecer ateliers da máscara para as famílias e no Teatro de Garagem vão ter lugar duas exposições, uma delas, do concurso de fotografia que este ano atingiu um grande sucesso”, destaca. O programa integra uma “Mostra das Regiões” com produtos tradicionais de várias zonas de Portugal e Espanha. “Miranda do Douro, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros e Lamego vão ter stands para além de outros municípios do centro de Portugal. Em termos de entidades municipais a presença vai ser muito forte, vamos ter um programa na rádio, com os presidentes e os vereadores e no qual vamos debater esta temática da máscara e todos eles vão ter uma forte componente de programação”, refere o presidente da Progestur. Hélder Ferreira acredita que o festival tem hoje uma forte dimensão internacional e de projecção destes rituais ancestrais. “Penso que o festival, hoje em dia, é muito importante na temática. São 500 mil pessoas que passam no festival. Este festival, o ano passado, teve mais de mil artigos na comunicação nacional e internacional e atingiu os cinco continentes. A divulgação que este festival dá é algo de fantástico”, frisa o responsável. Todos os concelhos do Nordeste Transmontano com tradições de máscaras vão marcar presença no desfile, sendo que o número de grupos de mascarados da região ultrapassa a dezena e foi reforçado nesta edição com os caretos de Salsas e de Grijó de Parada, ambas do concelho de Bragança. Pelo Palco Ibérico, passarão ainda os mirandeses Trasga. Escrito por Brigantia.