Investigadores internacionais debatem mirandês

29 Março 2016
 A Frauga – Associação para o Desenvolvimento de Picote – realiza esta terça e quarta-feira um encontro internacional de investigadores, que vão debater a língua mirandesa.

O seminário junta em Picote, Miranda do Douro, investigadores que se dedicam ao estudo da língua e cultura mirandesas, oriundos não só de Portugal, como de Espanha, Alemanha, Polónia, Hungria e Roménia.

A iniciativa tem a finalidade de proporcionar a partilha de resultados dos estudos e o debate sobre estes temas. Jorge Jacoto Lourenço, da direcção da Frauga, explica que contam, por exemplo, “com um investigador da Polónia que fez uma tese de doutoramento sobre mirandês e que vai apresentar os resultados desse estudo ou membros da Academia de Língua Asturiana que vão falar da experiência do mirandês em termos de investigação e de situação sócio-linguística”. O responsável destaca que “o importante é conseguir-se organizar o encontro de pessoas que possam partilhar as experiências ao longo destes quase 20 anos, desde que o mirandês foi reconhecido como a segunda língua oficial”. Nos últimos anos o mirandês tem vindo a merecer uma atenção redobrada por parte dos investigadores oriundos de diversos países. “La lhéngua mirandesa. Ancontro d’ambestigadores” debate entre hoje e amanhã a segunda língua oficial nacional, reconhecida pelo Estado Português através da Lei n.º 7/99. Escrito por Brigantia.