Intercéltico de Sendim. Grupos novos e gente nova na edição 2016

06 Abril 2016

Festival abre portas a grupos emergentes da música folk europeia. Os irlandeses Full Set são cabeça de cartaz. Não faltarão as oficinas das gaitas, danças mirandesas, celebrações intercélticas e animação das ruas.

Os irlandeses Full Set são cabeça de cartaz no Festival Intercéltico de Sendim (FIS), que decorre entre 4 e 6 de Agosto. “É um grupo irlandês com apenas quarto anos de actividade, no entanto já tem três discos publicados”, diz à Renascença o director do FIS, Mário Correia.

A banda que começou em palcos secundários, na maior parte dos festivais folk da Europa . “É gente com formação muito recente, mas com algo muito importante, que é o coração irlandês, aquilo a que chamamos o ‘drive’ - o coração do motor irlandês”, aponta.

O FIS, que atrai ao Planalto Mirandês milhares de espectadores, arranca na cidade de Miranda do Douro, no Largo D. João III, com os portugueses Andarilho 2.0, e os Almez, oriundos da província espanhola de Castilla-La Mancha.

No segundo dia do festival, já na Vila de Sendim, a Orquestra de Foles faz a celebração intercéltica com a companhia de Pepe Vaamonde Grupo (Galiza), haverá ainda palco para uma nova actuação dos Almez.

O último dia dos FIS ficará marcado pelas actuações do Full Set e dos mirandeses Trasga, formação que, segundo Mário Correia, está em "permanente actualização e que trabalha com temas originais, baseados no panorama da música folk transmontana”.

Na edição deste ano, sobressai “uma linha de programação que aponta para grupos novos e gente nova”, porque “só assim é que estimula o movimento”.

Segundo os mentores do FIS, há este ano, igualmente, uma "aposta forte" na animação das ruas e praças de Sendim, com actuações de gaiteiros mirandeses e músicos amadores vindos um pouco de todo o país. Não faltarão as oficinas das gaitas e danças mirandesas e as celebrações intercélticas em vários espaços culturais e gastronómicos que se espalham pela vila transmontana.

“Trata-se de uma árvore que todos os anos dá o mesmo tipo de frutos. A árvore vai engrossando. Os ramos vão ficando fortes. O tronco mais elevado, mas a fruta é a mesma”, conclui Mário Correia.

A 17ª edição do FIS é promovida pela Sons da Terra e conta com apoios institucionais da Câmara de Miranda do Douro e da Junta de Freguesia de Sendim.