Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

Grupo de música erudita pretende adaptar cancioneiro tradicional mirandês

19 Abril 2016

Um novo grupo de música de Miranda do Douro pretende adaptar temas “emblemáticos” do Cancioneiro Tradicional Mirandês “aos acordes” da música erudita e para isso vai promover um trabalho de recolha e afinação de reportório que poderá levar, a médio prazo, à gravação de um CD ou DVD.

Os Fá de Sétima, habituados a pegar na música tradicional e transformá-la em temas musicais mais clássicos, usam três instrumentos base, o violino, o contrabaixo e a guitarra clássica, apresentando uma sonoridade “diferente” dos típicos sons das terras do Planalto Mirandês, onde se destaca a tradicional gaita de fole.

“O cancioneiro tradicional mirandês adapta-se perfeitamente aos instrumentos que tocamos e ao estilo de música que excutamos”, explicou à agência Lusa António Garcia, um dos três elementos do grupo musical, a par de Luís Velho e Sílvia Esteves.

Os artistas admitem que poderão vir a encontrar algumas dificuldades no trabalho de recolha e afinação do reportório, mas garantem que vão dar o melhor para levar o projeto em frente e, eventualmente, gravar um CD ou até mesmo um DVD.

Além da música tradicional, o reportório do trio integra alguns temas de bandas sonoras de filmes das décadas de 80 e 90. A animação de eventos sociais é um dos pontos fortes da formação que agora começa a dar os primeiros passos no Nordeste Transmontano e cujos elementos integram outros grupos musicais, como é o caso do folk Trasga ou do Quinteto dos Reis.

http://descla.pt/cultura/grupo-musica-erudita-pretende-adaptar-cancioneiro-tradicional-mirandes/