Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

Fizemo-nos à estrada. Às estradas no canto Nordeste do país, pela rota dos municípios a que se chama Terra Fria: Vinhais, Bragança, Miranda do Douro, Vimioso, Mogadouro.

26 Março 2016

Território de paisagens tão duras quanto belas, de gente que tem gosto em receber, de uma cozinha abundante herdeira de tempos difíceis. De caminho, encontrámos vinhos com caráter, um rico património de biodiversidade, arte contemporânea que coabita com a arte popular. O Nordeste é intenso. É hora de descobri-lo. Lenta e intensamente.

Em Condeixa-a-Nova, falamos de tempo. Ou de tempos: o dos romanos (e desse tesouro extraordinário que é Conímbriga), o das invasões francesas, o tempo que as coisas da tradição exigem. E de um museu futurista que promete, quando abrir, levar os visitantes numa viagem no tempo.

Por último, falamos de outros tempos: de igrejas e capelas que, em alternativa ao abandono, foram convertidas em espaços de cultura, de convívio, de boa mesa. Do Porto a Faro, damos a conhecer seis templos que descobriram uma nova vocação, incluindo um wine bar, um museu e uma casa de fados. Sem sombra de sacrilégio. Boa Páscoa. Boas evasões!

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Media/Interior.aspx?content_id=5093537