Comércio de Miranda do Douro vai contar com 446 mil euros para modernização

06 Abril 2016

Miranda do Douro, Bragança, 06 abr (Lusa) - A Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD) e o Iapmei – Agência para a Competitividade e Inovação assinaram um protocolo que visa a modernização do comércio local no valor de 446 mil euros, anunciou hoje fonte da organização.

"A assinatura deste documento [Comércio Investe] será o ponto de partida para a dinamização do comércio local. Nesta primeira fase vão estar envolvidos uma dezena de empresários locais, entendendo-se de futuro a mais estabelecimentos comerciais", explicou César João, presidente da ACIMD.

O investimento vai ser divido em duas fases, sendo que 354 mil euros estão destinados à modernização dos espaços comerciais e o restante montante para a promoção e divulgação do comércio de Miranda do Douro no exterior, principalmente em Espanha.

"Foram assinados os primeiros 10 protocolos entre a ACIMD e dez comerciantes locais, não ficando desta forma comprometida toda a verba disponível para este projeto de modernização e promoção do comércio de Miranda do Douro", afiançou o dirigente.

A estes fundos só se podem candidatar representantes do comércio a retalho no âmbito do programa "Comércio Investe".

"Penso que numa terra do interior, afastada dos grandes centros de decisão, todo o investimento é necessário. Este apoio poderá ser uma forma de motivação extra para os pequenos empresários enfrentarem novos desafios que são esperados para o setor", disse António Granjo, um dos comerciantes envolvidos.

Por seu lado, o presidente da câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes, deixou a garantia de que autarquia vai apoiar a dinamização do projeto no seio do comércio do concelho.