Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

Cinco milhões de euros para cooperação transfronteiriça na bacia do Douro

26 Fevereiro 2016

A Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro (AIMRD) aprovou, em assembleia geral, na cidade espanhola de Zamora, um pacote de cinco milhões de euros para investir na cooperação transfronteiriça, vitivinicultura e empreendedorismo.

Segundo Artur Nunes, presidente da AIMDR, tratam-se de "projectos plurinacionais, que envolvem várias regiões de Portugal e de Espanha, especialmente virados para a cooperação transfronteiriça”.

Miranda do Douro será “chefe de fila” de um projecto chamado You Shadowing, virado para o empreendedorismo, que terá uma verba atribuída de 1,2 milhões de euros.

"Esperamos executar todas estas propostas aprovadas ao longo dos próximos anos. Miranda do Douro tem um papel de destaque na área do empreendedorismo, para que se possa avançar com projectos nesta área", indica o autarca mirandês.

Aprovados estão também dois projectos na área da vitivinicultura (INNOVID), que envolvem diversas entidades de Portugal, Espanha e França ligadas à vinha e ao vinho, com “uma forte componente de promoção” deste produto agrícola.

A Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro foi fundada em 1994 e integra 56 concelhos, de ambos os lados da fronteira, situados nas margens do rio Douro. Desde Julho de 2014 é presidida pelo município de Miranda do Douro. As autarquias do Porto, Vila Nova de Gaia e Penafiel ocupam as vice-presidências reservadas a Portugal.

A associação nasceu da vontade de diversas localidades ribeirinhas do Douro de criar um órgão capaz de se ocupar da cooperação transfronteiriça entre Espanha e Portugal, assim como de tentar conseguir a consecução de um projecto económico e ecológico comum.

Esta associação tem procurado promover a cooperação transfronteiriça entre Espanha e Portugal, desenvolvendo a articulação de políticas entre os vários municípios de ambos os países.

http://rr.sapo.pt/noticia/47930/cinco_milhoes_de_euros_para_cooperacao_transfronteirica_na_bacia_do_douro