CAPA DE HONRAS MIRANDESA CADA VEZ MAIS PROCURADA

23 Março 2016
Em Miranda do Douro, este sábado foi dia de se tirar a capa de Honras Mirandesa do armário para a cerimónia de exaltação e desfile desta peça de vestuário característica. A capa feita em burel é cada vez mais procurada, como confirma o presidente do Município.

“Há cada vez mais procura de informação e de capas, temos registado um aumento da compra de capa de Honras nos artesãos, o que para nós é um sintoma de que esta tradição e este traje começa a ter o seu valor reconhecido”, frisa Artur Nunes.

O artigo sai actualmente das mãos de poucos artesãos. Maria de Castro é uma delas, e refere que há 25 anos, quando começou a fazer estas capas de honras, elas tinham caído em desuso.

“Nessa altura, estava um pouco esquecida, arrumada nas malas. Quando comecei comprei algumas velhas que iam deitar para o lixo. Hoje há mais gente a procurar esta peça, de todo o país”, adianta.

A costureira que se dedica a produzir capa de honras e a outros objectos de vestuário e artesanato em burel, com variações a partir do bordado tradicional em castanho e preto, revela que esta capa já é, hoje em dia, novamente usada, em épocas especiais, como dita o costume.