AEPGA vai realizar Trabalho de Campo pelas Aldeias do Planalto Mirandês
03-02-2015| NOTÍCIAS DO NORDESTE
Acontece todos os anos por esta altura, a Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA) promove pelas aldeias do Planalto Mirandês trabalho de campo com vista a verificar o estado sanitário dos animais.
Durante os meses de fevereiro e março, a AEPGA vai visitar todas as localidades dos concelhos de Miranda do Douro, Vimioso e Mogadouro para realizar o seu já habitual trabalho de campo. A novidade deste ano consiste no esclarecimento dos criadores da Raça Asinina de Miranda – Burro de Miranda – sobre o actual sistema nacional de identificação dos equídeos (equinos, asininos e muares) nascidos ou introduzidos em Portugal, e proceder à respectiva emissão do “Livro Azul” – para animais de ascendência conhecida – ou do “Livro Verde” – para animais de ascendência desconhecida ou ainda não registados no livro genealógico da Raça Asinina de Miranda.
Será ainda verificado o estado sanitário dos animais, com o apoio do veterinário e do ferrador da Associação, bem como conceder a declaração anual do efectivo da raça aos criadores que queiram candidatar-se à acção agro-ambiental “Protecção da Biodiversidade Doméstica” – Proder.
Estão programadas 55 visitas a realizar na região ao longo destes dois meses. Contudo, ficam ainda a faltar os muitos criadores de Burros de Miranda que se encontram dispersos pelo país mas que poderão contar, de igual forma, com o apoio da AEPGA. Para isso basta contactar a associação por um e-mail ou através do telefone 925790397(6) e requerer o agendamento de uma visita.
Este trabalho de campo pretende recolher os dados necessários à gestão do livro genealógico da raça, promovendo desta forma a monitorização do bem-estar de todos os Burros de Miranda e do país.