V Concurso Nacional da Raça Asinina de Miranda 2024

2024/09/10
O Santuário de Nossa Senhora do Naso, acolheu, dia 6 de setembro, dezenas de criadores da Raça Asinina de Miranda, empenhados na promoção e dignificação da única raça asinina reconhecida em Portugal continental, não só enquanto património genético, mas também enquanto património ecológico e cultural. através do V Concurso Nacional da Raça Asinina de Miranda.
O certame teve por objetivo avaliar a evolução e estado atual da raça asinina de Miranda a nível nacional, com especial enfoque para o solar da raça - o Planalto Mirandês -, e os progressos que se têm verificado no seu desenvolvimento genético, proporcionando também aos criadores a oportunidade de mostrarem o esforço que vêm desenvolvendo na sua seleção. Procura-se, igualmente, estimular os criadores para a produção de asininos que, pelas suas características, bem-estar e qualidade de vida, possam contribuir para a promoção e dignificação da raça.
O evento acolheu mais de 80 exímios exemplares, 78 dos quais a concurso, registados no Livro Genealógico, que respeitavam, rigorosamente, os padrões da raça e que se destacaram pelo seu comportamento dócil, merecedores de honras e aplausos e que seduziram os olhares de todos os presentes.
O evento é já uma referência no concelho e atraiu mais de 300 admiradores da raça que apreciam o seu carácter, a cultura que lhe está associada, bem como os vários papéis que tão bem desempenha, na atualidade, mais associados ao Turismo, lazer e asinoterapia. Neste contexto é de salientar que, o “Burro de Miranda” é parte integrante dos ecossistemas que se pretendem também prestadores de diversos serviços, acima de tudo pela sua aptidão para a gestão da paisagem, ou seja, pelo papel insubstituível que desempenham no desenvolvimento rural e pela sua adaptação aos parcos recursos existentes nas zonas desfavorecidas.
Agradecemos a presença do Engº João Moura, secretário de Estado da Agricultura; da Mestre Susana Guedes Pombo, Diretora-Geral da Direção Geral de Alimentação e Veterinária; da Mestre Elsa Machado, Diretora de serviços da DGAV Norte, da Arq. Sandra Sarmento, Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte, bem como dos demais convidados que nos enobreceram com a sua presença.
É de salientar o dinamismo, dos criadores participantes; o empenho dos elementos do júri, para além de, um especial reconhecimento aos funcionários do Município de Miranda do Douro e à equipa da AEPGA – Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, que uniram esforços para que este evento se concretizasse. É de ressaltar, também, todos os assistentes, admiradores da raça, presentes, que contribuíram, de forma indelével, para louvar, mais uma vez, a honra do “Burro de Miranda”, ícone identitário do território.