Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

Grupo de música erudita pretende adaptar cancioneiro tradicional mirandês

2016/04/19

Um novo grupo de música de Miranda do Douro pretende adaptar temas “emblemáticos” do Cancioneiro Tradicional Mirandês “aos acordes” da música erudita e para isso vai promover um trabalho de recolha e afinação de reportório que poderá levar, a médio prazo, à gravação de um CD ou DVD.

Os Fá de Sétima, habituados a pegar na música tradicional e transformá-la em temas musicais mais clássicos, usam três instrumentos base, o violino, o contrabaixo e a guitarra clássica, apresentando uma sonoridade “diferente” dos típicos sons das terras do Planalto Mirandês, onde se destaca a tradicional gaita de fole.

“O cancioneiro tradicional mirandês adapta-se perfeitamente aos instrumentos que tocamos e ao estilo de música que excutamos”, explicou à agência Lusa António Garcia, um dos três elementos do grupo musical, a par de Luís Velho e Sílvia Esteves.

Os artistas admitem que poderão vir a encontrar algumas dificuldades no trabalho de recolha e afinação do reportório, mas garantem que vão dar o melhor para levar o projeto em frente e, eventualmente, gravar um CD ou até mesmo um DVD.

Além da música tradicional, o reportório do trio integra alguns temas de bandas sonoras de filmes das décadas de 80 e 90. A animação de eventos sociais é um dos pontos fortes da formação que agora começa a dar os primeiros passos no Nordeste Transmontano e cujos elementos integram outros grupos musicais, como é o caso do folk Trasga ou do Quinteto dos Reis.

http://descla.pt/cultura/grupo-musica-erudita-pretende-adaptar-cancioneiro-tradicional-mirandes/