Douro Internacional promove projeto de educação ambiental “Miúdos pelo monte”
2024/11/12
Iniciou-se ontem, com os alunos de 4ºano, das escolas básicas de Sendim e Miranda do Douro, do Agrupamento de escolas de Miranda do Douro, o Projeto "Miúdos pelo monte", "Ninos pul monte". Este projeto tem por objetivo promover o conhecimento dos valores naturais e do território do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) e simultaneamente aumentar o interesse das crianças pela conservação e utilização sustentável da biodiversidade, bem como fomentar o sentido de pertença e de identidade em relação ao território.
O novo projeto piloto de educação e sensibilização ambiental da Comissão de Cogestão do Parque Natural do Douro Internacional, será implementado através de uma metodologia dinâmica que estimule a criatividade e o pensamento crítico, e em colaboração com os municípios da área do parque, através das técnicas dos gabinetes técnicos florestais, auxiliadas pela estrutura de apoio à Comissão de Cogestão do PNDI, ICNF, AEPGA, e Plataforma de Ciência Aberta.
“MIÚDOS PELO MONTE”, é o novo projeto piloto de educação e sensibilização ambiental da Comissão de Cogestão do Parque Natural do Douro Internacional.
Este projeto tem por objetivo promover o conhecimento dos valores naturais e do território do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) e simultaneamente aumentar o interesse das crianças pela conservação e utilização sustentável da biodiversidade, bem como fomentar o sentido de pertença e de identidade em relação ao território.
Vai ser implementado no ano letivo 2024/2025 nos quatro municípios que integram o PNDI - Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo - pelas entidades que integram a Comissão de Cogestão do PNDI, em parceria com os Agrupamentos de Escolas.
Direcionado para os alunos do 4.º ano, as atividades iniciam-se já neste mês de novembro (mês dedicado à floresta autóctone) com o tema “Floresta na escola”, onde os meninos vão descobrir o que é uma floresta e quais as árvores da sua terra.
No segundo período vai procurar dar-se resposta a duas questões: Vivo num Parque Natural? Que aves voam nos nossos céus?
No terceiro período, já com as temperaturas mais agradáveis, os meninos serão convidados a descobrir a natureza e passar um dia no monte (Parque), em convívio com os outros agrupamentos.
Ao leme das atividades, numa metodologia dinâmica que estimula a criatividade e o pensamento crítico, estão os municípios, através das técnicas dos gabinetes técnicos florestais, auxiliadas pela estrutura de apoio à Comissão de Cogestão do PNDI, ICNF, AEPGA, e Plataforma de Ciência Aberta.