Capa de Honras desfilou em Miranda do Douro

2016/03/21
Em Miranda do Douro, este sábado foi dia para ser tirada do armário a capa de Honras Mirandesa para a cerimónia de exaltação e desfile desta peça de vestuário característica. A capa feita em burel é cada vez mais procurada e sai actualmente das mãos de poucos artesãos. Maria de Castro é uma delas, e refere que há 25 anos, quando começou a fazer estas capas de honras, elas estavam em desuso. “Nessa altura estava um pouco esquecida, arrumada nas malas. Hoje há mais gente a procurar esta peça, de todo o país”, adianta. A costureira que se dedica a capa de honras e a vários outros objectos em burel revela que esta capa já é, hoje em dia, novamente usada, em épocas especiais, como dita o costume. “A capa era usada no Natal e nos Reis, era muito frio. Hoje muitas pessoas, mesmo jovens, já colocam a capa no Natal, é a altura mais bonita da capa”, garante. A capa de honras já inspirou vários objectos. Artur Nunes, presidente do município de Miranda do Douro, deixou um desafio para que seja usada por criadores de moda nacionais para outras produções “A exaltação da capa pretende valorizar um património este ícone. A partir daqui pode haver outros mais actividades outro tipo de produtos. Estamos a fazer este desafio para que jovens possam desenvolver e criar novas ideias para a moda portuguesa a partir destes trajes regionais”, sugere. Este ano foi ainda assinado uma carta de irmamento com Aliste, Espanha, região onde há uma capa similar, para promover a preservação de uma tradição que é comum. A exaltação da capa de Honras foi realizada este ano pela segunda vez em Miranda do Douro. Escrito por Brigantia.