Bovinos: o declínio de um sector com potencial em Trás-os-Montes
2016/04/21
O gado bovino já teve uma grande presença na região, em particular nos concelhos da Terra Fria, mas actualmente são animais que tendem a desaparecer da paisagem transmontana. O que pode impedir o definhar desta espécie na reião? A valorização da qualidade através de uma marca de carne da região é uma das propostas
Apesar do potencial que o gado bovino já representou na região, hoje em dia o cenário revela-se preocupante nesta área de produção.
Concelhos como Bragança, Vinhais, Mogadouro e Miranda do Douro, seguidos de perto por Vimioso e Macedo de Cavaleiros, parecem já ter ultrapassado o pico de maior produção deste tipo gado. As rezes vão escasseando, depois de ter havido investimento, que terão levado a um aumento nos anos 90. Analisando números facultados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e Direcção-Geral de Agricultura e Veterinária (DGAV) (Ver gráfico), consegue perceber-se que na maioria dos concelhos que mais exploraram o potencial nesta área, desde 1989 o decréscimo tem sido contínuo.