Teatro | O Olho Perdido de Camões

02 Out '24
No dia 2 de outubro, às 14h30, o Miniauditório de Miranda do Douro acolhe o espetáculo O Olho Perdido de Camões, especialmente destinado aos alunos do ensino secundário.
Sinopse:
O Olho Perdido de Camões é uma experiência teatral visceral e pulsante que mergulha no pensamento de Camões, revelando-o como um homem universal, capaz de enxergar e questionar o mundo além do seu tempo. No centenário do poeta e no 50º aniversário do 25 de Abril, a peça entrelaça a poesia épica de Os Lusíadas com o caos e a beleza contemporâneos, criando um híbrido de performances físicas intensas, projeções audiovisuais e poesia crua. Em cena, Camões, dilacerado pelas batalhas e injustiças que viveu, redescobre a força da sua escrita, transformando dor em consciência crítica. O espetáculo celebra a arte e a palavra como ferramentas de união, propondo um empoderamento que não ataca, mas convida à conexão. Mitos, símbolos e memórias fragmentam-se, evocando as feridas coloniais e os dilemas da liberdade, enquanto o público é desafiado a refletir sobre identidade, resistência e o poder transformador da arte na construção de um futuro mais justo. Aqui, em vez de nos separarmos, unimo-nos para nos afirmarmos, revelando ao mundo quem somos e o que nos une.

Data: 2 de outubro
Hora: 14h30