Semana Europeia da Mobilidade - 16 a 22 de setembro
16a 22 Set '23
Anualmente de 16 a 22 de setembro, os cidadãos europeus têm a oportunidade de gozar uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular.
A campanha DESC surgiu na sequência de uma diretiva europeia (diretiva 96/62/EC) relacionada com a qualidade do ar das nossas cidades. Tendo em conta os crescentes problemas relacionados com o uso do automóvel, vários países da União Europeia, incluindo Portugal, lançaram esta iniciativa pela primeira vez à escala europeia em 22 de setembro de 2000.
O tema para a realização de ações no âmbito da SEMANAEUROPEIADAMOBILIDADE 2023 é “Eficiência Energética”.
A guerra Rússia/Ucrânia levou-nos a repensar, ainda com maior emergência, a questão da dependência da Europa dos combustíveis fósseis e a necessidade imperativa de cortar com esta dependência energética.
Assim, e devido à dependência energética maioritariamente dos combustíveis fósseis russos e suas consequências imediatas devido à guerra, tais como a cessação de abastecimento, as sanções iniciadas, o aumento abrupto dos preços da energia e ainda a crise da subida de preços induzida pela inflação, a pobreza energética; e o impacte ambiental do elevado consumo de energia a Comissão Europeia escolheu como tema central desta campanha: “Eficiência Energética”.
Uma maior eficiência energética resulta numa redução de emissões!
Em termos de mobilidade podemos contribuir para a poupança de energia, através de uma mobilidade mais ativa; uma maior escolha no uso de transportes públicos, para o que se deverá investir em soluções de transporte eficientes e sustentáveis; optar por uma condução mais sustentável; e, sempre que possível, reduzir as necessidades de transporte.
À semelhança da edição anterior, o slogan desta edição mantém-se “Combina e Move-te!” com o foco em:
A "multimodalidade" no sector dos transportes, ou "transporte multimodal", é a utilização de diferentes modos (ou meios) de transporte na mesma viagem. O conceito aplica-se tanto ao transporte de mercadorias como ao transporte de passageiros e aos modos suaves, como andar a pé, utilização de bicicleta, e-scooters, entre outros. A multimodalidade aproveita as vantagens específicas de cada modo de transporte como uma mais-valia, tais como: conveniência, velocidade, custo, confiabilidade, previsibilidade, etc. e que, em combinação entre si, podem oferecer soluções de transporte mais eficientes (para pessoas e bens) que ajudarão a aliviar a pressão do congestionamento de tráfego e ainda tornar todo o setor mais ecológico, mais seguro e eficiente em termos de custos, nunca esquecendo os benefícios que tais opções trazem à saúde e qualidade de vida das pessoas.