Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

Dia Internacional do Idoso

07 Out '22
O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente a 1 de outubro, tendo sido instituído em 1991, pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Em Miranda do Douro, iremos assinalar esta efeméride com o “Convívio ao Entardecer” na tarde do dia 7 de outubro, de 2022, a partir das 14h30m, no Jardim dos Frades Trinos em Miranda do Douro, pelo que fica aqui o nosso convite à participação ativa.
A sinalização deste dia tem como objetivo sensibilizar a sociedade, para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.
O desenvolvimento demográfico associado às mudanças sociais produzidas pela vida moderna, sobretudo no que respeita ao papel da mulher no mundo do trabalho conduziu a grandes transformações sociais. Ganhou-se autonomia pessoal, anos de vida, mas essas alterações conduziram-nos também para a disfunção familiar, o isolamento e solidão, sobretudo das pessoas mais idosas e em situação de dependência, chegando, estas à marginalização e/ou afastamento da vida ativa.
Segundo Jacob (2007:15) “o envelhecimento da população é um dos maiores êxitos da humanidade, porém é também um dos maiores desafios, devido às suas consequências sociais, económicas e políticas”.
Esta fase da vida é encarada de forma diversa pelas diferentes sociedades, conforme a época a que nos reportamos. Podemos afirmar, que a atitude quanto a esta fase é culturalmente influenciada pelas relações sociais latentes nas sociedades, sobretudo pelo conhecimento mais ou menos informado que temos deste fenómeno (Paúl. 2005).
Contudo é fundamental referir a importância das Pessoas Idosas, em todas as sociedades. Elas são livros abertos de sabedoria, líderes, trabalhadores, aposentados, educadores, cuidadores e avós extremosos, porque à medida que aumentam os anos, aumenta a sabedoria, a paciência e o amor.
Neste dia não poderíamos deixar de refletir sobre esta etapa da vida e de que forma, as pessoas mais idosas e próximas de cada um de nós contribuíram para a nossa formação, as memórias que guardamos com carinho e como gostaríamos de percorrer esse entardecer da vida.
Um pensamento nos orienta apenas, que esta fase da vida seja repleta de carinho, amor, respeito, dignidade, segurança e saúde.