Celebração do Património a Norte | Ciclo de Eventos de Turismo Cultural descentralizado
15 Out '22
Nova iniciativa da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) vai decorrer nos meses de setembro e outubro, com vista a celebrar e divulgar o rico e vasto património de vários concelhos da região, num programa articulado entre DRCN, autarquias e instituições eclesiásticas, entre outras.
Este projeto da Direção Regional de Cultura do Norte tem lugar em seis espaços patrimoniais, cinco dos quais classificados como Monumentos Nacionais. Em colaboração com os municípios, o ciclo de eventos terá lugar em Bragança (Sé Velha), Tarouca (Mosteiro de Santa Maria de Salzedas), Arouca (Mosteiro de Arouca), Miranda do Douro (Concatedral), Alfândega da Fé (Igreja Matriz de Sambade) e Felgueiras (Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro).
A aproximação com a população residente e a captação de novos públicos turístico-culturais esteve na base da construção de mais uma iniciativa de divulgação patrimonial da Direção Regional de Cultura do Norte, que irá resultar num projeto diferenciador e ambicioso de afirmação cultural, do qual constam concertos, visitas guiadas e experiências gastronómicas.
Para Laura Castro, Diretora Regional da Cultura do Norte, “O ciclo de eventos Património a Norte concretiza uma programação cultural em rede, contextualizada em recursos patrimoniais. O projeto será desenvolvido ao longo dos meses de setembro e outubro de 2022 em vários monumentos, envolvendo 3 sub-destinos turísticos da Região e 4 NUT III. Dinamizar estes extraordinários espaços patrimoniais através da criação cultural do nosso tempo irá trazer novos públicos à região e, acredito, gerar curiosidade pela oferta cultural e patrimonial do norte de Portugal”.
A programação decorrerá nas seguintes datas e locais:
-
24 setembro – Sé Velha de Bragança
-
1 outubro – Mosteiro de Salzedas
-
8 outubro – Mosteiro de Arouca
-
15 outubro – Concatedral de Miranda do Douro
-
22 outubro – Igreja de Matriz de Sambade, Alfândega da Fé
-
29 outubro – Mosteiro de Pombeiro
Programa na Concatedral de Miranda do Douro (15 outubro)
-
17h00 – Lançamento das visitas
-
17h30 – Património em Prova, Partilha e Degustação com chefe Renato Cunha
-
19h00 – Concerto de António Chainho