Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

Apresentação do livro 'Artes e Ofícios Ancestrais'

28 Jan '22
A Biblioteca Municipal António Maria Mourinho, acolhe dia 28 de janeiro, pelas 17h30 a apresentação do livro "Artes e Ofícios Ancestrais" de Mónica Ferreira.
"Já lá vai o tempo em que a biblioteca passava nas aldeias e o Sr. Castro nos mostrava os livros que trazia expostos nas prateleiras de uma carrinha vermelha; a doceira com a sua banca cheia de doces marcava presença nas festas de verão e de inverno; o barbeiro cortava barba e cabelo com navalha e tesouras e usava uns alicates para arrancar dentes; o cesteiro encostado à parede da sua casa, entrelaçava, em dias solarengos, as vimes para fazer os cestos; a lavadeira ensaboava os trapos, esfregava-os e colocava-os a secar ao sol; os ceifeiros, já cansados e debaixo de um calor abrasador, faziam o transporte do cereal em carros de bois para as eiras e eu, da janela da casa dos meus pais, podia ver as trilhas, a limpa, a recolha do grão em sacos para depois serem guardados no interior de casas domésticas; o endireita e a curandeira com as suas rezas e mesinhas tratavam-nos da saúde; a fiadeira, o moleiro, a padeira, o propagandista realizavam também tarefas relacionadas com a sua profissão. São, estes e outros ofícios que recordo com saudade e partilho convosco através deste livro.
É curioso vermos qual a relação do homem com o meio, pelos instrumentos que constrói e o ajudam no processo de produção em cada ofício que desenvolve e como é que em três décadas a maior parte destas profissões desenvolvidas com arte e de forma manual, desapareceram.
Esta obra, escrita em português e em mirandês, presta homenagem a todos os profissionais que nas áreas aqui referenciadas, laboraram: administração; agricultura, animação de festas, artesanato, construção, exploração mineira, pastorícia, saúde e bem-estar, sector livreiro, segurança pública, vendas, profissões generalizadas. Apresenta-se também como um jogo: assim, após o leitor expor a quadra, os ouvintes tentam adivinhar a que profissional ela se refere.
Convido-vos a recuar no tempo e a entrar nesta viagem ao mundo das artes e ofícios ancestrais."
Mónica Ferreira
Esta iniciativa é de entrada livre.