Semana Europeia da Mobilidade - 16 a 22 de setembro
16 a 2022/09/22
Anualmente de 16 a 22 de setembro, os cidadãos europeus têm a oportunidade de gozar uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular.
A campanha DESC surgiu na sequência de uma diretiva europeia (diretiva 96/62/EC) relacionada com a qualidade do ar das nossas cidades. Tendo em conta os crescentes problemas relacionados com o uso do automóvel, vários países da União Europeia, incluindo Portugal, lançaram esta iniciativa pela primeira vez à escala europeia em 22 de setembro de 2000.
Na edição de 2022, o tema central inspirador do programa de ações é: “Melhores Ligações”.
Este tema procura realçar e fomentar sinergias entre pessoas e lugares que ofereçam o seu conhecimento, criatividade e dedicação para aumentar a consciência sobre a mobilidade sustentável e promover mudanças comportamentais a favor da mobilidade ativa, para além de alcançar e estabelecer ligações entre grupos já existentes e consolidados, e novos públicos.
-
Os cinco pilares de "Melhores ligações" são:
-
Pessoas
-
Lugares
-
Transportes públicos
-
Planeamento
-
Políticas
A versão em português, do Manual que inclui o "Guia temático" ("Thematic Guidelines") poderá ser consultado em breve, estando já disponível a versão original, em Inglês, aqui. É uma excelente ferramenta de trabalho cujo conteúdo é atualizado, anualmente, com novas linhas orientadoras de acordo com a temática central. Para além de inspiradora, faculta um manancial de informação relativa à Mobilidade Sustentável, ao tema de cada edição e apresenta exemplos de boas práticas.
Para este ano e, para edições futuras, o slogan promocional da campanha é “Mix and Move”, na versão portuguesa "Combina e Move-te!".
-
Com este tema pretende-se dar especial ênfase a:
-
Cooperação
-
Soluções políticas centradas nas pessoas e processo de cocriação
-
Ligação com o meio físico
-
Criação de locais de encontro
-
Combinação de soluções digitais com os utilizadores
-
Melhor ligação do centro com a periferia