No âmbito do Dia Mundial da Água, dia 22 de março, o Município de Miranda do Douro, por forma a assinalar o dia e promover a consciencialização nas ações diárias do uso da água de todos nós, aderiu, pelo terceiro ano consecutivo, à campanha da APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, através da ação H2Off - HORA DE FECHAR A TORNEIRA.
O objetivo da iniciativa assenta nesta ação simbólica, que pretende alertar para a importância da utilização consciente e sustentável da água, um recurso essencial à vida. Uma iniciativa que estimula a reflexão sobre o uso que se faz da água, consciencializando para que o consumo deste recurso seja mais eficiente e equilibrado.
Parece pouco? Talvez. Mas a verdade é que, se todos aderirmos, podemos criar um impacto que vai muito além de uma hora.
Nos últimos anos, diversas personalidades nacionais, escolas, instituições e entidades do setor da água e saneamento têm aderido ao desafio, promovendo o fecho simbólico da torneira durante uma hora.
Desafio H2off - Junte-se a nós na Hora de Fechar a Torneira!
O desafio é simples: Fechar a torneira por uma hora, sem qualquer consumo de água, entre as 22h00 e as 23h00 do dia 22 de março, num gesto deliberado e consciente.
22 de MARÇO | 22H00 | FECHAR A TORNEIRA POR 60 MINUTOS
Sabia que uma torneira aberta pode gastar cerca de 12 litros de água por minuto e se cada pessoa desperdiçasse apenas um minuto de água por dia, seriam consumidos 120 milhões de litros – um volume suficiente para suprir as necessidades básicas diárias de um milhão de pessoas.
A Água é um bem finito e que deve ser preservado. Contamos com todos no H2Off, num contributo para um futuro sustentável. Cada gota, conta