CARVÃO DE AÇO - FOTOGRAFIAS DE ADRIANO MIRANDA
Um registo fotográfico único do trabalho nas Minas do Pejão (Castelo de Paiva)
Com o objectivo de retratar o ainda existente trabalho infantil nas empresas portuguesas de 1992, Adriano Miranda desce ao mundo subterrâneo nas Minas de Carvão do Pejão onde encontra uma realidade mais crua: uma escuridão brutal, com homens "duros" e pintados pelo negro do carvão. Foi esta a realidade que registou através da lente da sua máquina fotográfica e que se apresenta na exposição "Carvão de Aço".
A exposição pode ser visitada até dia 30 de Setembro, com entrada livre.
A itinerância da exposição é promovida pelos Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal (www.roteirodeminas.pt), uma rede com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento local apoiando iniciativas de salvaguarda e rentabilização do património geológico e mineiro, o conhecimento científico e o desenvolvimento da literacia científica na sociedade.
Promovido pela Direcção Geral de Energia e Geologia DGEG e EDM-Empresa de Desenvolvimento Mineiro SA, o ROTEIRO conta presentemente com 38 Parceiros dos mais diversos enquadramentos institucionais, 41 Locais e cerca de centena e meia de Pontos de interesse mineiro e geológico, ao longo do território do continente e da Região Autónoma dos Açores, passíveis de visitação e interpretação.
O Museu de Geologia da UTAD, cujo impulso foi decisivo para a vinda da exposição a Miranda do Douro é Parceiro do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal desde a primeira hora.