Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

Comemoração do Dia da Floresta Autóctone na EB1 de Miranda do Douro e EB1 de Sendim

2023/11/24
No âmbito da comemoração do Dia da Floresta Autóctone, o Município de Miranda do Douro, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, promoveu nos dias 22 e 23 de novembro, ações de sensibilização e educação ambiental dirigidas aos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico. 
Ao longo das sessões, foi apresentando um herbário, em que estavam representadas as principais espécies de árvores autóctones, tendo sido explicadas as suas principais características, utilidades e algumas curiosidades. Foram também apresentadas diversas espécies de cogumelos, comuns na região, que frutificam em diferentes habitats florestais, de forma a consciencializar as crianças para a biodiversidade micológica que frutifica no concelho e para a necessidade de preservação dos cogumelos silvestres, tendo em conta a sua importância para o equilíbrio dos ecossistemas.
As crianças tiveram ainda a oportunidade de visualizar o filme animado “MirKo e os cogumelos” e aprenderem a produzir cogumelos em palha.
Para completar a sessão, os alunos fizeram uma experiência, com duas doutorandas, convidadas, do CIMO – IPB, relacionada com a medição da atividade antioxidante dos cogumelos, usando o método do DPPH.
OBJETIVOS DA ATIVIDADE:
  • Sensibilizar para a importância da preservação da floresta nativa portuguesa;
  • Consciencializar para o facto de que as florestas são verdadeiras reservas de biodiversidade, tendo em conta a importância de ver a floresta para além das árvores;
  • Valorizar os cogumelos silvestres como produtos florestais;
  • Reconhecer o contributo dos cogumelos silvestres para o equilíbrio dos ecossistemas florestais;
  • Identificar/diferenciar as principais características associadas à biologia dos cogumelos;
  • Alertar para as boas práticas na colheita de cogumelos silvestres;
  • Sensibilizar para a necessidade de conservação dos diferentes habitats associados aos cogumelos silvestres;
  • Promover o interesse pela ciência e pela alimentação saudável.