Passar para o Conteúdo Principal

Serviços em Rede

Apresentação e Caracterização

A “Antena de Informação Europeia” em Miranda do Douro, com sede no Espaço Internet de Miranda do Douro, surgiu da resposta positiva do Município de Miranda do Douro à auscultação feita pelo então Carrefour-Bragança (Centro de Informação Europeia e Animação Rural), da possibilidade de criação de uma “Antena” neste município em 2004. Foi manifestado, desde logo, por parte deste Município, o propósito de poder criar uma “Antena de Informação Europeia” para poder dispor de informação sobre a União e a poder facultar aos seus munícipes.

Entre o Município de Miranda do Douro e o então Carrefour-Bragança (Centro de Informação Europeia e Animação Rural) foi estabelecido um Protocolo de Cooperação, que celebra a criação da “Antena de Informação Europeia” em Miranda do Douro.

Face à extinção da Rede de Carrefours Rurais e o surgimento do Centro de Informação Europe Direct de Bragança deu-se continuidade ao trabalho até aí desenvolvido.

A Antena de informação europeia vai permitir aos cidadãos uma maior proximidade com informação sobre a União Europeia. Aí, estão disponíveis alguns materiais informativos (livros, brochuras, folhetos, mapas, cartazes, etc.) facultados pelo Centro de Informação Europe Direct de Bragança que abarcam variadíssimos temas e os técnicos aí presentes, poderão responder às questões dos cidadãos, apoiá-los e esclarecê-los sobre a execução de políticas e programas comunitários.

Os materiais informativos disponíveis, tornam-se úteis no apoio aos jovens, em idade escolar, bem como no desenvolvimento de actividades profissionais, como por exemplo, Ensino/Educação, Formação Profissional, Estágios Curriculares e Profissionais, Trabalho de Investigação, etc.

Estabelecimento do Protocolo de Cooperação

Entre o Município de Miranda do Douro e o Centro de Informação Europe Direct de Bragança foi estabelecido um Protocolo de Cooperação, que deu origem à criação da “Antena de Informação Europeia” em Miranda do Douro. Este Protocolo de Cooperação foi celebrado aquando da Cerimónia de Inauguração Oficial da referida “Antena”, a 3 de Maio de 2004, entre o Município de Miranda do Douro, representada pelo Presidente Engº Manuel Rodrigo Martins e pelo Vereador da Cultura Prof. António Augusto Castro Carção e pelo Carrefour-Bragança, agora Centro de Informação Europe Direct de Bragança, representado pelo Presidente do Instituto Politécnico de Bragança Prof. Doutor Dionísio Afonso Gonçalves e pela sua Gestora Profª Adjunta Sílvia de Freitas Moreira Nobre.

Objectivos:

Contribuir para que o cidadão possa ter um acesso mais facilitado à informação sobre a acção da União Europeia e, em especial, à forma como esta afecta a sua vida quotidiana.

Contactos:

Se necessitar de informação sobre algum assunto relacionado com a União Europeia entre em contacto com a Antena de Informação Europeia em Miranda do Douro ou com o Centro de Informação Europe Direct de Bragança.

Antena de Informação Europeia em Miranda do Douro

Endereço Postal:

Antena de Informação Europeia em Miranda do Douro
Espaço Internet de Miranda do Douro
5210 Miranda do Douro

Centro de Informação Europe Direct de Bragança

Endereço Postal:

Campus Santa Apolónia
Apartado 1172
5301-855 Bragança

Telefone: 273 303 282
Fax: 273 325 489/05
E-mail: ciedbraganca@ipb.pt
Web: www.ciedbraganca.ipb.pt

Partilhar