Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

Vídeos

  • Cordeiros de raça mirandesa querem conquistar concelhos do Nordeste Transmontano

    Colocada em 07-03-2014| LUSA
    Cordeiros de raça mirandesa querem conquistar concelhos do Nordeste Transmontano

  • Doze empresas criadas no Planalto Mirandês relevam empreendedorismo no feminino

    Um projeto empreendedor lançado no Planalto Mirandês permitiu que 12 mulheres da região consolidassem a sua veia empresarial, desenvolvendo negócios próprios em diversos ramos de atividade e colocando em evidência a igualdade de género.

    Agência Lusa – 2014 Direitos Reservados

  • Promoção de Miranda do Douro no Canadá

    O Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, promove o concelho no Canadá
    1a. parte da conversa

  • Promoção de Miranda do Douro no Canadá

    O Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, promove o concelho no Canadá
    3a. parte da conversa

  • Bamos a Miranda

    Miranda do Douro… tanto para descobrir!

  • Miranda do Douro … hoje e sempre

  • Olha a Sic em Miranda do Douro – Jornal da noite

    in SIC – 19-07-2014

  • Olha a SIC em Miranda do Douro – Jornal da uma

    in SIC – 20-07-2014

  • RTP 2 – Agora – 15º Festival Intercéltico Sendim 2014

  • Portugal em Direto – RTP Dia Internacional do Idoso

  • Portugal em Direto – RTP – Início do ano lectivo da Universidade Sénior de Miranda do Douro

  • AEPGA – Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino

    AEPGA – Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino surgiu da necessidade de preservar esta raça autóctone em vias de extinção. Esta associação propõe aos seus visitantes, para além de visitas às suas instalações, a realização de passeios de burro pelas belas e magníficas paisagens do concelho mirandês.

    Fica o convite…. Bamos a Miranda.

  • O melhor da Gastronomia Mirandesa. Bom apetite!

  • La Lhéngua Mirandesa

    La Lhéngua Mirandesa, doce cumo ua meligrana, guapa i capechana, nun ye de onte, de trasdonte ou trasdontonte mas cunta cun uito séclos de eijisténcia. Sien se subreponer a la “lhéngua fidalga i grabe” l Pertués, ye tan nobre cumo eilha ou outra qualquiera. Hoije recebiu bida nuoba.Saliu de l absedo i de l cenceinho an que bibiu tantos anhos. Deixou de s’acrucar, znudou-se de la bargonha, ampimponou-se para, assi, poder bolar, strebolar i çcampar l probenir. Agarrou l ranhadeiro para abibar l lhume de l’alma i l sangre dun cuorpo bien sano. Chena de proua, abriu la puorta de la sue prieça de casa, puso fincones ne l sou ser, saliu pa las ourrietas i preinadas.Lhibre, cumo l reoxenhor i la chelubrina, yá puode cantar, yá se puôde afirmar. A la par de l Pertués, a partir de hoije, ye lhuç de Miranda, lhuç de Pertual.

  • O Museu da Terra de Miranda

    O Museu da Terra de Miranda está situado no centro histórico de Miranda do Douro, instalado na antiga Domus Municipalis da cidade, edifício do século XVII. Fundado em 1982, o museu evoca o tempo longo do planalto mirandês. A visita permite descobrir traços característicos da vida social e cultural de uma região cuja forte identidade, manifesta na presença da língua mirandesa (segunda língua oficial da República Portuguesa desde 1999) e ancorada na agricultura, na pecuária e no comércio de fronteira, passa hoje por evoluções profundas e rápidas.

  • Parque Internacional Douro

    Situado entre muralhas naturais que separam Portugal e Espanha, encontramos o Parque Natural do Douro Internacional, que une as duas nações num projecto sustentável.

  • Alguns dos mais belos miradouros de Miranda do Douro

    Miranda do Douro é uma cidade do distrito de Bragança, no Nordeste de Portugal, banhada pelos rios Fresno e Douro e em plena fronteira com Espanha. Situada numa região montanhosa e árida, mas com lindas paisagens e envolta pelo Parque Natural do Douro Internacional.Os miradouros permitem observar as mais belas paisagens da região.

    Bamos a Miranda.

  • Raça Bovina Mirandesa

    “Há quem considere a raça mirandesa descendente da raça fusca do planalto superior castelhano (TIERNO, 1904), fazendo parte do tronco ibérico de um conjunto de raças europeias que abrangeria um conjunto de raças afins de Portugal e Espanha mas também de França e Itália (VALLE, 1907) todas elas com a característica principal de serem unicolores castanhas, pelo que vulgarmente se designam como pertencentes ao tronco castanho. O representante fóssil desta seria o Bos taurus primigenius, parentesco que não é partilhado por LIMA PEREIRA (1976) que considera a população de bovinos mirandeses “um núcleo fortemente heterogéneo quanto à sua origem por resultar do cruzamento do tronco Bos taurus brachyceros com o tronco Bos taurus primigenius, podendo ainda hoje verificar-se esta diversidade feno-genotipica”.

  • Palaçoulo a aldeia mais industrializada do país

    Palaçoulo apresenta uma actividade industrial a partir de produtos artesanais como as facas e as pipas que exporta para destinos tão longínquos como a Nova Zelândia. Palaçoulo, freguesia rural do concelho de Miranda do Douro, soube tirar partido do “saber de gerações” e da proximidade com Espanha para vencer o isolamento e lançar-se na globalização.

    Uma boa parte dos 600 habitantes da aldeia vive da cutelaria e da tanoaria

  • Miranda do Douro na Portugal Agro

    Apresentação da Bola Doce Mirandesa e dos produtos locais de Miranda do Douro, no programa Portugal em Direto, na Feira Portugal Agro.

  • Mercado Rural Mirandês – Bamos a Miranda

    Mercado Rural Mirandês, 6-7-8 de Dezembro, no Mercado Municipal de Miranda do Douro
    Bamos a Miranda

  • O Artesanato Mirandês

    Em Miranda do Douro vai poder apreciar a delicadeza dos bordados cortados e costurados à mão da Capa de Honras Mirandesa e ao mesmo tempo ver a majestosa imponência que os “homens bons ” da terra faziam questão de mostrar. Mas são varias as peças de vestuário confeccionadas com estes tecidos.

    O artesanato mirandês é apenas uma das maravilhas que vai poder apreciar em Miranda do Douro.
    Bamos a Miranda.

  • O Artesanato Mirandês

    Em Miranda do Douro vai poder apreciar a delicadeza dos bordados cortados e costurados à mão da Capa de Honras Mirandesa e ao mesmo tempo ver a majestosa imponência que os "homens bons " da terra faziam questão de mostrar. Mas são varias as peças de vestuário confeccionadas com estes tecidos. O artesanato mirandês é apenas uma das maravilhas que vai poder apreciar em Miranda do Douro. Bamos a Miranda.

  • Fugidica Pulas Arribas de l Douro

    Fugidica Pulas Arribas de l Douro Descubra as melhores sugestões para o seu fim de semana. Fica a dica "Fugidica Pulas Arribas de l Douro". Bamos a Miranda.

  • Festival de Sabores Mirandeses – Bamos a Miranda

    Festival de Sabores Mirandeses de 13 a 16 de fevereiro em Miranda do Douro Este é já um evento de referência na região e pretende desenvolver, apoiar e reforçar a competitividade dos produtos tradicionais e locais, desde o artesanato, a doçaria e as raças autóctones (Vitela Mirandesa, Cordeiro de Raça Churra Galega Mirandesa, porco e seus derivados). De 13 a 16 de fevereiro, Miranda do Douro transporta-o para um mundo de aromas e sensações.

  • Pauliteiros de Miranda

    Na Terra de Miranda e em todo o Planalto Mirandês ainda hoje se celebram com bastante pureza no seu ritualismo original, as festas solsticiais de Inverno. São rituais de profundo significado mitológico, ritos de iniciação, “mitos do eterno retorno” cuja origem teremos que procurar muito longe no tempo.

    A origem da dança dos Pauliteiros não reúne consenso entre os estudiosos que sobre ela se debruçaram. Esta terá nascido durante a idade do ferro, na Transilvânia, espalhando-se posteriormente pela Europa.

    Strabão, refere que certos povos que habitaram na península no século III se preparavam para os combates com este tipo de danças, trocando apenas as espadas pelos paus de 45 cm, evitando riscos desnecessários.

    Posteriormente, os povos conservaram estas danças para celebrarem a recolha dos frutos e dos cereais, assim como a passagem dos solstícios de Verão e Inverno.

  • Bamos de Fugidica puls Sabores Mirandeses

    Bamos de Fugidica puls Sabores Mirandeses… de 13 a 16 de fevereiro são muitos os motivos para visitar Miranda do Douro.
    Bamos?

  • Um rio, dois países leva alunos de barco ao Douro Internacional

    A ideia é sensibilizar as crianças e os jovens para a necessidade de proteger o meio ambiente. O convite foi feito aos alunos das escolas de Miranda do Douro.

  • VOLEIBOL: Selecções em Miranda do Douro

  • Bola doce é feita com uma massa recheada por várias camadas de açúcar e canela