Passar para o Conteúdo Principal

Cultura

  • Valorização e Promoção

    Na área da Cultura o município tem mantido, em permanência, duas preocupações principais: valorizar a cultura local e promover esses valores quer no concelho quer no exterior; garantir uma oferta cultural diversificada aos residentes no concelho. No município, e para permitir o acesso à cultura a todos os cidadãos, a autarquia desenvolve uma Agenda Cultural regular, com eventos de diversa natureza, procurando ir ao encontro dos mais variados gostos. De forma a difundir e impulsionar o associativismo e as tradições da região, a autarquia facultou apoio aos grupos culturais aptos para representar o município dentro e fora portas, valorizando a cultura e as tradições.

  • Dia da Língua Mirandesa

    O dia 17 de setembro tornou-se o Dia Oficial da Língua Mirandesa, em clara alusão à data em que a Assembleia da República aprovou o diploma que determinou a oficialização da sua língua de Portugal. Uma data que merece, ano após ano, comemorações municipais, com o intuito de exaltar os valores locais e fazer com que cada vez mais mirandeses se orgulhem da sua identidade. A língua é um dos elementos com maior peso no nosso vasto e rico património cultural, que diferencia a nossa identidade. No Dia da Língua Mirandesa a autarquia presta a sua homenagem a todos quantos têm contribuído para a sua divulgação, para aqueles que contribuem ativamente para aumentar o já considerável espolio literário e, sobretudo, todos quantos usam no seu dia-a-dia a língua mirandesa, os verdadeiros guardiões, os verdadeiros responsáveis para que o mirandês se mantenha vivo e de excelente saúde, para se perpetuar pelas gerações vindouras.

  • Festival da Canção Mirandesa

    É um evento que em Miranda do Douro podemos considerar “um clássico”. Um festival aberto a participantes de todo o concelho, de todas as idades, onde a única obrigação é cantar em língua mirandesa. É um dos momentos culturais mais emblemáticos do município, por impulsionar a criatividade e a participação, por envolver de uma forma extraordinária toda a comunidade.

    • Mais de uma dezena de grupos participam ano após ano no festival
    • Cantar em mirandês é um requisito deste festival
    • O festival mobiliza de forma surpreendente a comunidade local

Partilhar